Edvaldo Nogueira formaliza três importantes iniciativas de combate à violência contra mulher em Aracaju (SE)

Prefeitura de Aracaju (SE)
07/12/2022

O prefeito de Aracaju (SE) Edvaldo Nogueira (PDT) lançou hoje (07), três importantes iniciativas que visam o enfrentamento à violência contra mulher na capital sergipana. A campanha nacional dos ‘21 Dias de Ativismo’, tem o foco em sensibilizar a sociedade sobre os diferentes tipos de agressões sofridas pela população feminina, e marca o dia de ‘Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher’.

O primeiro instrumento institui o Protocolo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, construído a partir do plano municipal que foi apresentado em novembro do ano passado. O segundo, estabelece um convênio entre as secretarias municipais da Assistência Social e da Defesa Social, e assegura a proteção da Patrulha Maria da Penha às mulheres que foram acolhidas pelo abrigo Professora Núbia Marques, ao serem reinseridas na sociedade. Já o terceiro instrumento institui uma parceria  entre o município e a Secretaria do Estado da Justiça para o acolhimento às egressas do sistema prisional.

“Este é um ato que considero muito importante, especialmente porque marca a participação dos homens no enfrentamento à violência contra a mulher. É fundamental que a sociedade como um todo se envolva neste combate, visto que a violência doméstica tem aumentado de maneira substancial. E é pensando justamente no fortalecimento deste enfrentamento, que formalizamos hoje três instrumentos voltados para esse combate.”, afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira ao assinar os convênios.

Ainda de de acordo com o gestor, com a formalização dos instrumentos, a Prefeitura “intensifica as ações que são prioridades para a gestão”.

“A  violência contra a mulher é algo que temos combatido desde o início da nossa administração por entendermos a necessidade do envolvimento dos órgãos públicos neste enfrentamento, mas que, a partir de agora, com estes instrumentos, entraremos neste movimento de maneira mais efetiva, com a instituição de um decreto que regulamenta e ajusta este trabalho”, frisou.

Responsável por coordenar os trabalhos para elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, a vice-prefeita Katarina Feitoza disse que os instrumentos formalizados pela Prefeitura “reúnem as ações mais completas que uma gestão já desenvolveu neste sentido”.

“Com toda a certeza, a nossa gestão entra para a história com essa iniciativa, pois se tornou referência para todo o estado com o Plano de Enfrentamento, instituído no ano passado, e com o protocolo de atendimento a essas mulheres vítimas de violência, criado hoje com a assinatura do decreto pelo prefeito Edvaldo Nogueira. É um protocolo que firma a rede, que cria um passo a passo para o atendimento desta mulher economizando tempo e, com certeza, salvando vidas”, expressou.

Protocolo Municipal de Enfrentamento

Construído de forma coletiva, com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil, o Protocolo Municipal da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher é um documento que reúne diversas diretrizes. Validado por mulheres em situação de violência, ele se constitui de um instrumento orientador que expõe os perfis e fluxos da rede, facilitando o conhecimento dessa estrutura e possibilitando uma intervenção mais célere por parte dos órgãos de proteção, além de possibilitar uma maior interlocução entre os diferentes setores envolvidos.

Coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Aracaju, Vileanne Brito, destacou que a iniciativa representa “mais uma vitória das mulheres aracajuanas e das profissionais que as acompanham”.

“Com esse protocolo, por exemplo, vai ordenar os passos que precisam ser seguidos para assegurar um atendimento eficaz às mulheres que sofrem algum tipo de violência. É uma iniciativa que, de maneira institucional, nos dá direcionamento de normas técnicas que vão ajudar as mulheres acolhidas por nós a terem um acesso maior a rede de enfrentamento à violência doméstica”, avaliou.

Fortalecimento

Já o segundo instrumento formalizado pela Prefeitura estabelece um convênio entre as secretarias municipais da Assistência Social e da Defesa Social para assegurar que a Patrulha Maria da Penha dê proteção especial às mulheres em situação de violência, que foram acolhidas pelo abrigo Professora Núbia Marques, mas retornarão ao convívio social.

“Esse convênio fortalece o que já é feito pela Patrulha Maria da Penha abrindo um novo leque, onde a mulher que está no nosso abrigo e que será reinserida na sociedade, passe a ser acompanhada pela Patrulha. Então, ela será protegida pelo patrulhamento quando retornar ao seu próprio lar e ao convívio social”, complementou Simone Passos.

O convênio com a Secretaria do Estado da Justiça (Sejuc) garante atendimento e acolhimento às egressas do sistema prisional, possibilitando acesso aos serviços públicos voltados para a reinserção social, de maneira ampla. Assim como o Protocolo de Enfrentamento à Violência, o convênio também concretiza uma ação do Plano Municipal.

“É uma parceria que pensa nessas mulheres que estão no sistema prisional e que sairão sem perspectiva de vida. Então, através deste convênio, entramos com a nossa rede municipal para que a gente possa dar os encaminhamentos necessários, evitando que essa mulher volte a cometer delitos, causando sofrimento para ela mesma e para sua família. O que queremos é que ela possa retomar a sua vida”, reiterou a secretária municipal da Assistência Social.

O secretário de Estado da Justiça, Cristiano Barreto Guimarães, ressaltou a importância da iniciativa da Prefeitura.

“É um dia muito especial, pois sabemos da fragilidade e vulnerabilidade no acolhimento às egressas do sistema prisional. É preciso que o Estado cumpra as suas obrigações para que essas pessoas  não retornem ao encarceramento. Fomos procurados pela vice-prefeita, pela secretária da Assistência Social  e seria muito bom se todas as prefeituras de Sergipe se preocupassem com isso porque sabemos que muitas dessas mulheres entram para a criminalidade forçadas pelos seus companheiros que, em muitos casos, já estão encarcerados. Então, esta é uma iniciativa muito importante e estamos muito felizes de participar deste momento”, afirmou.