Edvaldo Nogueira é homenageado pela ABIH-SE e recebe Diploma de Honra ao Mérito Hoteleiro

Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

Prefeitura de Aracaju (SE)
13/12/2022

O prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira (PDT) recebeu, na manhã dessa segunda-feira (12) o Diploma de Honra ao Mérito Hoteleiro, concedida pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), durante um evento que reuniu diversos representantes do trade turístico. A honraria foi entregue ao gestor como forma de reconhecer os esforços empreendidos pela gestão municipal para o fortalecimento do turismo e para potencializar a divulgação da capital sergipana como destino turístico em todo o país.

Ao receber a homenagem, Edvaldo destacou que “o fortalecimento do setor se tornou uma das principais bandeiras defendidas pela Prefeitura de Aracaju”.

“Desde que retornamos à administração de Aracaju, em 2017, abraçamos esta causa e temos trabalhado pelo turismo da nossa cidade por entender a importância que o setor tem para o desenvolvimento do município. Quando a pandemia foi deflagrada em 2020, entendemos que seria preciso intensificar ainda mais este trabalho, visto que o turismo foi uma das áreas mais afetadas. E foi justamente o que fizemos. Traçamos um planejamento para que o trade se recuperasse e o colocamos em prática, com muita dedicação e responsabilidade. Preparamos a cidade,  conseguimos estabelecer um calendário de eventos atrativo, intensificamos a divulgação do nosso município e os resultados apareceram. Então, me sinto muito honrado e feliz por receber esta homenagem que tem grande significado para mim, enquanto prefeito de Aracaju”, afirmou.

O gestor ressaltou também que os resultados alcançados pelo turismo nos últimos anos representam a somação de esforços entre o poder público e a iniciativa privada.

“Sempre digo que a Prefeitura sozinha não seria capaz de fazer tanto pelo turismo da nossa cidade. Não temos a expertise que o trade turístico tem. Então, nos reunimos, traçamos as estratégias, fizemos um convênio com a ABIH no valor de R$ 1,2 milhão para vender Aracaju como destino turístico e hoje colhemos os frutos. Acredito muito nesse trabalho conjunto para a construção de uma cidade melhor,  de um país melhor e de um mundo melhor. Por isso, tenho certeza de que estamos no caminho”, enfatizou o prefeito.

Edvaldo também se comprometeu em continuar “trabalhando pelo fortalecimento do turismo em Aracaju” e anunciou a renovação do convênio com a ABIH-SE, assegurando um novo aporte da Prefeitura para 2023.

“Há uma potencialidade muito grande em nossa cidade que ainda precisa ser explorada. Sou muito otimista com o futuro da nossa capital e essa parceria importante, que nos mostrou o caminho, precisa ser mantida. Por isso, aproveito para informar que vamos renovar este convênio no próximo ano, com recursos próprios da Prefeitura, para que essas ações se fortaleçam e nossa cidade se torne cada vez mais conhecida no Brasil e no mundo. Aracaju tem características únicas e, enquanto estivermos à frente da gestão municipal, o trade contará com o nosso apoio para divulgação desta linda cidade”, frisou.

Da mesma forma, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH-SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho, enfatizou que a homenagem ao prefeito Edvaldo Nogueira “é o agradecimento do trade turístico ao gestor de Aracaju, pelo seu grande incentivo ao setor”.

“O volume de recursos que foi destinado pela Prefeitura para o turismo através da parceria firmada com a ABIH foi crucial para o trabalho que realizamos e que rendeu excelentes frutos em 2022. A rede hoteleira e o trade não teriam este aporte para divulgação do destino Aracaju da maneira que foi feita. Visitamos 19 cidades, capacitamos mais de 1.400 agentes de viagens, investimos em mídias digitais, entre muitas outras iniciativas, que foram fundamentais para o aumento expressivo da taxa de ocupação na rede hoteleira pós-pandemia, proporcionando essa retomada forte do turismo. Então, não poderíamos deixar de agradecer ao prefeito Edvaldo Nogueira e a Prefeitura de Aracaju por essa grande contribuição e por serem grandes parceiros”, expressou o presidente da instituição.

Na ocasião, estiveram presentes o deputado estadual e vice-governador eleito Zezinho Sobral, o vice-presidente da ABIH-SE, João Paulo de Andrade Amaral, o vereador e presidente da Frente Parlamentar de Turismo na Câmara Municipal de Aracaju, Fabiano Oliveira, o deputado estadual eleito Jorge  Araújo Filho, o superintendente da Fecomércio-SE, Maurício Gonçalves, o presidente da Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes (Abrasel) seccional Sergipe, Bruno Dórea, além de representantes do trade do turístico e secretários municipais.