Dr. Mário Heringer defende retorno do uso das máscaras faciais na Câmara Federal

Foto: Alexandre Amarante/PDT na Câmara

Ascom deputado Dr. Mário Heringer
01/06/2022

Departamento médico registrou aumento no número de casos de Covid nas dependências da Casa Legislativa

O deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT-MG) defendeu em discurso, nesta quarta (01), o retorno da utilização de máscaras na Câmara dos Deputados. Médico e integrante da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), o parlamentar ressaltou: a capital federal é região propagadora do vírus da Covid.

“Nós, aqui, somos um ponto emissor de contaminação, porque as pessoas vêm dos Estados, contaminam aqui e levam para outros Estados. Isso aqui é uma máquina de manter a Covid viva, de manter a Covid ativa. Porque, aqui, é uma cidade aonde as pessoas vão para todas as partes do Brasil, semanalmente. É muito importante que nós saibamos que Brasília, com seu desenho político, propicia, aí, a contaminação, a difusão da contaminação”, alertou o deputado federal durante reunião de discussão e votação de propostas na CSSF, nesta manhã.

Presidindo a sessão, o deputado Pinheirinho comprometeu-se a consultar a secretaria da Comissão para deliberar sobre o assunto, com opinião dos parlamentares integrantes da CSSF.

Heringer ressaltou estar em um ambiente fechado, sem circulação de ar, com dezenas de pessoas sem máscaras. “Eu não me sinto confortável de ficar nesse ambiente, vindo trabalhar aqui, com todas essas pessoas sem máscara. Não me sinto confortável mesmo. Mas não é pelo meu conforto que eu estou pedindo. Eu estou pedindo pela realidade dos fatos”, argumentou.

Realidade dos fatos

Há uma semana, o nível de transmissão da Covid está alta no Distrito Federal. A cada 100 pessoas infectadas, outras 150 podem acabar adquirindo o vírus, ou seja, taxa de 1,5. No início de maio, a taxa estava em 0,92.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando a taxa está acima de 1, não há controle envolvendo novas contaminações.

Sindicato reivindica segurança para servidores

Na semana passada, o Departamento Médico da Câmara dos Deputados (Demed) registrou aumento no número de casos de Covid nas dependências da Casa Legislativa. As informações foram divulgadas no início dessa semana pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis).

Diante da situação alarmante, o Sindicato enviou ofício ao presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, na última segunda (30). Conforme o Sindilegis, o documento solicita “o restabelecimento da exigência de uso de máscara para ingresso e circulação nas dependências das Casas Legislativas até que a pandemia seja efetivamente controlada, além da correta implementação e fiscalização de medidas de biossegurança que visem a resguardar a saúde de todos”.

Confira o ofício enviado à presidência da Câmara dos Deputados na íntegra: encurtador.com.br/mpqz2

Confira o Ofício enviado à presidência do Senado Federal na íntegra: encurtador.com.br/dzVY6