Dr. Mário Heringer assume sexto mandato na Câmara Federal

Ascom deputado Dr. Mário Heringer
01/02/2023

Médico ortopedista e gestor hospitalar, o deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT-MG) reassume neste primeiro de fevereiro mais um mandato parlamentar, cujo compromisso é pautado pela melhoria da qualidade de vida dos mineiros e dos brasileiros. A 57° Legislatura, que se inicia, é a sexta consecutiva da qual participa o mineiro de Manhumirim, Zona da Mata Mineira.

“Representar os mineiros no Congresso Nacional é uma honra muito grande e a luta para termos mais justiça social, aprimorando os serviços de saúde, de educação, é um desafio contínuo. O momento é especial para focarmos nossos esforços na valorização da ciência e da tecnologia, atreladas à medicina e ao ensino de qualidade”, avalia o presidente do PDT de Minas Gerais.

Dr. Mário  elegeu-se deputado federal pela primeira vez aos 49 anos, em 2002. De lá pra cá, teve sua atuação reconhecida, sendo eleito um dos “Cabeças do Congresso”, em 2010: “parlamentar ativo, com forte articulação e influência nos trabalhos de bastidores”.

Na Câmara, exerceu os cargos de Segundo-Secretário da Mesa, Secretário de Relações Internacionais, coordenador da bancada mineira, vice-líder e líder do bloco PDT/PSB/PMN, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, vice-líder do PDT e Ouvidor-Geral da Casa legislativa na capital federal. Além de atuar em diversas comissões como membro integrante, compôs o grupo de parlamentares do Conselho de Ética na última legislatura.

“Nosso trabalho está e sempre esteve focado em diversas frentes, em busca de aperfeiçoamento das leis e do atendimento aos mineiros e brasileiros. Temos, sobretudo, uma preocupação imensa envolvendo o meio ambiente e acredito que a proteção de nossas florestas é um debate atual e mundial. Necessário”, pondera Dr. Mário. Nessa área, destaca-se projeto para proibir a circulação de produtos de higiene com microplástico.

Projetos

Além da saúde, educação e meio ambiente, o presidente do PDT de Minas tem propostas na área de segurança pública. Em 2018, por exemplo, ele apresentou uma série de projetos de lei, em busca de maior controle de facções criminosas em presídios.

Com um olhar atento à primeira infância e aos adolescentes, apresentou também diversos projetos, entre eles um de combate ao chamado Child Free (proibição de crianças em estabelecimentos comerciais como hotéis e restaurantes). Outro exemplo é uma proposta para adequar propaganda em programação voltada ao público infanto-juvenil.

Dr. Mário ainda sugeriu e teve aprovada proposição para assegurar mais segurança em piscinas de todo Brasil, com normas e regras de sinalização mais rígidas. A Lei 14.327/22 estabelece cuidado com a integridade física dos usuários de piscinas no país.

“Teremos muito trabalho de reconstrução”

Presidente do PDT de Minas exalta necessidade de retomada de caminhos

Empossado para seu sexto mandato como deputado federal, o médico ortopedista e gestor hospitalar, Dr. Mário Heringer (PDT-MG), revela suas expectativas em relação à 57° Legislatura.

Entrevistado por jornalista, o pedetista avalia ser desafiador entender que melhorar a saúde em Minas e no Brasil não trata-se apenas de uma questão gerencial, mas, também, de recursos.

“Muito se fala que a saúde tem um problema de gestão, de má administração, mas, não. Para ampliar a acessibilidade da população, precisamos de recursos”, destaca Dr. Mário.

Ferrenho entusiasta do Sistema Único de Saúde (SUS), o pedetista acredita que o momento é de união de esforços dos poderes, Executivo e Legislativo, para que a saúde no Brasil tenha um direcionamento, um planejamento.

“A pandemia nos deu uma lição, mostrando como a saúde foi tratada, sem administração adequada. Tivemos um general que fazia logística e não entendia de logística. Enfrentamos, atualmente, uma situação muito feia na saúde, temos a questão da saúde indígena, dos nossos yanomamis. Teremos um mandato com muito trabalho para refazer desfeitos. Espero, sinceramente, que a saúde encontre o seu caminho e, com certeza, eu vou estar aí para ajudar”, assinala.