Dr. Mário Heringer apresenta proposta para elevar Pelé a herói do Brasil

Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

Ascom deputado Dr. Mário Heringer
08/02/2023
“O objetivo do presente projeto de lei é grafar na História oficial da nação brasileira o nome daquele que foi, dentre todos e tantos, o seu maior embaixador: Edson Arantes do Nascimento, simplesmente, Pelé. O menino que saiu de Três Corações, Minas Gerais, para brilhar no mundo, em uma época em que os meios de comunicação não eram nem tão velozes, nem tão massificados como atualmente, trouxe ao Brasil uma notoriedade internacional jamais vista ou imaginada”.
Dessa forma, o deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT-MG) justificou a apresentação do Projeto de Lei 19/2023, determinando a inscrição de Pelé no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. A proposta deve ser aprovada pelos deputados federais e senadores.
Mineiro de nascimento e cidadão do mundo, o futebolista, falecido no final de 2022, levou o nome do Brasil a todos os cantos do planeta.
“Pelé fez tudo o que fez com orgulho de ser brasileiro, levando nosso nome, nossas cores, nosso jeito de ser para onde foi. Pelé nunca virou as costas ao Brasil ou fez depender de cachês e patrocínios sua identificação pública com sua terra de origem”, ressalta o presidente do PDT de Minas Gerais.
O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é também conhecido como Livro de Aço. O Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves localiza-se na Praça dos Três Poderes, entre o Supremo Tribunal Federal (STF), o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado). Na sua área externa, há a Pira da Pátria e da Liberdade e três painéis representando o Exército, Marinha e Aeronáutica, guardiões da Democracia.
Entre os heróis inscritos no Livro de Aço estão Tiradentes, Heitor Villa-Lobos, Leonel Brizola, Getúlio Vargas, Machado de Assis, Ulysses Guimarães.
Confira a íntegra do Projeto de Lei 19/2023 e sua tramitação: l1nq.com/plpelemh