Dr. Mário Heringer apresenta PL para reforçar o combate às queimadas no Brasil

Imagem: skeeze por Pixabay

Ascom deputado federal Mário Heringer
19/08/2020

O deputado federal pelo PDT de Minas Gerais, Mário Heringer, apresentou um Projeto de Lei (PL) para reforçar o combate aos incêndios no País. O PL 4228/2020 trata de ampliar o contingente de pessoas que trabalham contra o fogo, permitindo a atuação de servidores dos órgãos de controle ambiental dos entes federados na Força Nacional de Segurança Pública (FNSP).

“O país se depara com um dos maiores incêndios jamais vistos no Pantanal. As chamas, que já duram mais de um mês ininterrupto, consumiram milhares de hectares de pastagens, terras antes alagadas e santuários preservados de fauna. A vida de milhares de animais já foi perdida e não há no horizonte expectativa para o controle do fogo, visto que a umidade do ar deverá seguir muito baixa pelos próximos meses”, ressalta o parlamentar.

Segundo-secretário da Câmara dos Deputados, Heringer defende a presença de brigadistas civis do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e dos Estados, pois eles têm muito a contribuir com os trabalhos de combate a queimadas e incêndios realizados pela FNSP.

Histórico

Em 2019, o número de queimadas quase dobrou no Brasil. A área destruída equivale mais do que os territórios dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo juntos. Em 2020, a situação continua grave. Recorde dos últimos quatro anos, o Amazonas, no primeiro semestre desse ano, teve aumento superior a 50% de queimadas.