Documentário “O Povo Brasileiro”: conheça o filme que apresenta a obra de Darcy Ribeiro


Por Wellington Penalva
17/02/2021

Hoje, data em que completam 24 anos do falecimento de Darcy Ribeiro, o PDT relembra a série documental “O Povo Brasileiro”, inspirado na obra homônima do antropólogo que fez uma profunda leitura da construção social do país.

O documentário, do ano 2000, é dirigido por Isa Grinspum Ferraz e produzido pela Fundação Darcy Ribeiro, TV Cultura e GNT. Originalmente, é divido em 10 episódios transmitidos, à época, pela TV Culutra. No youtube, o vídeo disponível agrupa todos os capítulos em uma só película.

A obra cinematográfica é uma recriação da narrativa de Darcy Ribeiro e discute a formação dos brasileiros, sua origem mestiça e a singularidade do sincretismo cultural resultante dessas características. “O Povo Brasileiro” conta com depoimentos de Antonio Cândido, Luis Melodia e Antonio Risério, além de outros, e a participação especial de Chico Buarque de Holanda e Tom Zé.

“Em 1995, lendo os primeiros capítulos dos originais de “O Povo Brasileiro”, Isa Grinspum Ferraz sugeriu a Darcy Ribeiro (1922-1997), com quem colaborou por 13 anos, que contasse aquela história para mais gente, em programas de televisão. Apesar de já muito doente, Darcy aceitou a provocação e, por quatro dias, tornou-se ator de um grande depoimento sobre a formação cultural d’O Povo Brasileiro”, descreve o site do canal Curta!, que também passou a exibir a série em sua programação.

Confira o documentário completo abaixo.