Diego Hernandez firma compromisso pela educação de Franco da Rocha (SP)

Por Ester Marques
15/10/2020

“Melhorar a educação é um passo fundamental para mudar a vida das futuras gerações”. Com essa afirmação fundamentada em uma das principais bandeiras do PDT – a Educação – é que Diego Hernandez (PDT-SP), candidato a prefeito de Franco da Rocha, em São Paulo, propõe como base para seu plano de governo ao município. De acordo com dados da Fundação Lemann, referentes ao ano de 2017, quase 60% das escolas municipais apresentam quadro de atenção e alerta em relação a qualidade de ensino.

“O núcleo gestor da Secretaria da Educação do nosso governo será renovado e composto por pessoas técnicas da nova geração, comprometidos com a valorização do professorado e de todos os profissionais da educação”, afirma o pedetista.

Em seu governo, Diego pretende implementar um novo sistema de ensino, alinhado a atual tecnologia de mídias e integrado a um plano de ensino viável para os docentes. Como referência, o pedetista destaca o Sistema SESI. Uma metodologia com várias instituições que surgiram, ainda no governo de Getúlio Vargas, para oferecer um ensino mais qualificado, além de capacitação aos professores.

“Um ótimo exemplo que já deu certo em muitas cidades é o Sistema SESI, referência em qualidade de ensino que vai muito além da entrega de uniformes e material didático de qualidade, com capacitação de professores e formação da equipe gestora”, afirma Diego Hernandez.

Outra proposta inovadora apresentada em seu plano de governo é a creche noturna, que disponibilizará horário diferenciado, até às 22h30, para os pais, mães e responsáveis que trabalham neste horário ou estudam à noite tenham um local seguro e apropriado para deixar seus filhos.

“Na sociedade contemporânea, a demanda por trabalho já extrapola as jornadas convencionais, então não são poucas as ocasiões em que cidadãos necessitam de serviços de creche em horário alternativo. Iremos trabalhar para garantir atendimento a quem possui essa necessidade”, destaca o candidato.

Para oferecer contraturno escolar (educação em tempo integral), Diego irá implementar no município o Centro Educacional, Cultural e Esportivo Unificado (CECEU). Com unidades distribuídas em cinco regiões do município, será referência de apoio às escolas com quadra poliesportiva, piscina, laboratórios de informática, salas equipadas, estúdio de dança, teatro e espaço ao ar livre.

O CECEU também ficará disponível no período noturno para oferecer oficinas culturais e esportivas, além de um espaço de conhecimento para jovens e adultos com cursos rápidos e profissionalizantes. Aos fins de semana, será o espaço de lazer, cultura e esporte da comunidade.

Entre outras propostas, Diego Hernandez também irá trabalhar para organizar um programa de formação para jovens e adultos, o EJA municipal, oferecerá maior formação e valorização aos profissionais da educação com incentivos institucionais para que os professores continuem estudando.

“A educação é um processo de aperfeiçoamento que nunca tem fim, então para melhorar a formação que oferecemos em nossas escolas precisamos garantir incentivos institucionais para que os professores continuem estudando”, afirma o candidato.

Preocupado com a obesidade infantil e outros distúrbios alimentares, o pedetista irá proporcionar à rede pública de ensino, melhorias na qualidade da merenda escolar servida pelos produtores locais, que oferecerá, além de uma comida saudável e balanceada, uma experiência de alimentação pedagogicamente mais rica.

“Acreditamos que Franco da Rocha, servida por ampla rede de produtores locais, tem condições de dar um passo e produzir uma melhora qualitativa no programa de alimentação da rede de escolas municipais”, ressalta Diego.