Diap: PDT tem 5 parlamentares entre os mais influentes do Congresso Nacional


Liderança do PDT na Câmara
12/09/2017

Os deputados pedetistas Weverton Rocha(MA), líder da bancada, e André Figueiredo(CE) estão entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, na avaliação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Os “100 Cabeças” do Congresso são, segundo o Diap, parlamentares que conseguem, por suas habilidades, se destacar dos demais por ser capaz de conduzir debates, negociar, articular, além da facilidade para liderar, decidir, definir posições, elaborar e pautar propostas. Parlamentares que exercem real influência no processo decisório e sobre os atores nele envolvidos.

Weverton Rocha integra a lista como um dos parlamentares articuladores. Segundo o Diap, os articuladores são parlamentares com excelente trânsito nas diversas correntes políticas e, com facilidade, conseguem interpretar o pensamento da maioria e trabalhar o consenso.

Já André Figueiredo se destaca como um debatedor. Pelo departamento intersindical, são parlamentares atentos aos acontecimentos e com grande senso de oportunidade e capacidade de repercutir os fatos políticos gerados dentro ou fora do Congresso, no plenário ou na imprensa.

A lista dos mais influentes do Congresso contempla ainda parlamentes que estão em ascensão, como os deputados do PDT Ronaldo Lessa e Wolney Queiroz (PE).

No Senado, Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, se destacou por sua habilidade de negociar. De acordo como DIAP, os negociadores são parlamentares que, além da credibilidade, controle emocional, sabe negociar sem abrir mão de suas convicções políticas. Negocia de forma firme, sem perder a urbanidade no trato e autoridade para firmar e honrar compromissos.