Desiree Salgado se destaca em debate ao Senado na Band com fala firme e incisiva


Ascom Desiree Salgado
20/09/2022

Candidata mostrou preparo para o legislaivo ao questionar contradições e evidenciar omissões de concorrentes

No primeiro confronto direto entre todas as candidaturas ao Senado, realizado pela Band News, neste sábado (17), Desiree se destacou com postura firme e incisiva, principalmente em relação aos candidatos Alvaro Dias – que busca sua quinta reeleição ao Senado – e Sergio Moro, ex-juiz e ex-ministro de Bolsonaro que concorre pela primeira vez a um cargo eletivo.

Participaram todas as candidaturas com representatividade no congresso, que somam oito: Desiree Salgado (PDT), Aline Sleutjes (PROS), Alvaro Dias (Podemos), Laerson Matias (PSOL), Orlando Pessuti (MDB), Paulo Martins (PL), Rosane Ferreira (PV) e Sergio Moro (União Brasil).

As falas da candidata repercutiram nas redes sociais e na imprensa nacional, por conta do teor combativo e do conteúdo robusto em relação aos assuntos abordados e às perguntas dirigidas aos adversários.

Desiree aproveitou o momento para questionar Sergio Moro por que as pessoas devem acreditar no que ele fala, já que há contradição em uma série de afirmações e condutas anteriores: “Candidato, ou melhor, ex-juiz, ex-ministro, ex-candidato a presidente, quase ex-eleitor do Paraná, o senhor traiu vários partidos, fez a traição com o presidente da República, desrespeitou as regras do processo legal, fez essa transferência pro estado de São Paulo e afirma que não queria ser candidato por lá e afirmou que nunca entraria na política. Como o Paraná e o Brasil podem acreditar em alguma coisa que o senhor diga?”, indagou.

Confira o trecho:

Em outra intervenção, Desiree, que é professora de Direito Eleitoral e Constitucional, ressaltou: “O senhor fala de recuperação dos valores da Lava Jato, mas não fala dos cadáveres que a operação fez, não fala das prisões indevidas e do desrespeito às regras do jogo, que causou a anulação de todos os processos. O senhor não tem só o seu processo penal, o senhor também tem a sua própria visão da história, numa leitura seletiva de corrupção”, pontuou a candidata.

Já sobre Alvaro Dias, Desiree apontou sua omissão em relação à falta de assinatura nas CPIs da Covid e do MEC, além da falta de projetos para o Paraná frente a sua longevidade no cargo. “Depois de tanto tempo ainda diz que tem projetos para melhorar o Paraná, gente que está pensando sempre do mesmo lado, representando sempre os mesmos interesses. Volta e meia volta aí se apresentando como novidade, dizendo que vai representar os interesses da sociedade paranaense. Abra o olho, não é assim que se faz política, é hora de renovar, de dar sangue novo para o Senado”.

Confira trechos da fala da candidata:

Desirre ainda fez e respondeu perguntas de Rosane Ferreira e Laerson Matias, ressaltando sua conduta como Constitucionalista e dando ênfase ao papel de uma senadora ou senador. “É preciso de um Senado que faça o controle do Poder Executivo, que esteja atento e que saiba ouvir o povo paranaense. Chega de olhar pra um lado e pro outro e jogar a bola de acordo com o time que está ganhando. É hora de fazer a diferença, de colocar gente nova, que tenha coragem e preparo para representar o Paraná”, afirmou.

A candidata ao Senado, nas considerações finais, mostrou todo seu conhecimento e experiência sobre o papel que o Senado exerce e reafirmou que o Paraná precisa ter mais protagonismo. “O Senado não é lugar para quem se omite, nem lugar para quem corrompe as regras jurídicas em beneficio próprio. Ou mesmo para quem foge de problemas ou das perguntas. O Senado é um lugar de equilíbrio, onde tenham pessoas que saibam conversar, que saiba debater, que saiba construir conjuntamente”, disse Desiree.

Nestas duas últimas semanas de campanha, a candidata participará de outros debates e sabatinas, para apresentar seus projetos e debater pautas relacionadas ao Senado.