Gilmar Sossella busca resolver problemas com CNHs suspensas para motoristas profissionais


Ascom deputado Gilmar Sossella
01/02/2018

O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) se reuniu na terça-feira (30) com o diretor-geral do Departamento de Estadual de Trânsito (Detran), Ildo Mário Szinvelski, para resolver o problema dos motoristas profissionais que estão com a habilitação suspensa no estado.

De acordo com dados do Detran gaúcho, ao longo do ano de 2017, 9,8 mil condutores tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada. Nos outros 6%, são casos de motoristas que sofreu determinadas infrações graves mais de uma vez.

O deputado solicitou a agilização na lei aprovada que permite os motoristas que exercem atividade remunerada, façam o curso de reciclagem antecipada podendo optar por fazer esse curso ao atingirem 14 pontos na CNH no período de um ano. De acordo com o diretor do Detran, a lei deverá ser regulamentada nas próximas semanas.

Outra questão também discutida foi o Projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional e que prevê aumentar o limite de pontuação para os motoristas que exerçam atividade remunerada, os quais são indispensáveis ter a CNH.

“Explicamos que a nossa defesa se faz por aquele condutor que depende da CNH para o seu trabalho e o seu sustento, como caminhoneiros, representantes comerciais, taxistas, motoristas contratados, entre outros”, destacou Sossella. Um pedido será encaminhado aos deputados federais para que a proposição seja aprovada no primeiro semestre deste ano.

Na reunião o diretor informou que 78% dos 4,8 milhões de motoristas registrados no Rio Grande do Sul não foram autuados por nenhuma infração no ano de 2017.