Deputado Paulo Rubem (ex-PT) entra no PDT

O  deputado federal Paulo Rubem (PE) assinou nesta quarta-feira(03) a ficha de filiação ao Partido Democrático Trabalhista – PDT. O ato realizado na liderança do PDT na Câmara contou com a presença de toda a bancada, do senador Cristovam Buarque(DF) e do vice-prefeito do Pará, Odair Correia, que também se filiou à legenda.

Depois de 28 anos filiado ao PT, o deputado Paulo Rubem muda de partido por discordar de atitudes tomadas pela Direção Nacional desde o início do primeiro Governo Lula. O parlamentar acredita que terá mais independência e poderá exercer mais plenamente seu mandato na legenda trabalhista. O líder do PDT,  deputado Miro Teixeira, deu as boas- vindas  a Santiago e disponibilizou toda a estrutura da liderança para que o parlamentar possa desenvolver suas atividades.

No mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal julgava os mandatos dos parlamentares que trocaram de partido a partir das eleições de 2006, Paulo Rubem assinou sua ficha de filiação ao PDT. A coincidência não preocupa o parlamentar. "Nos últimos anos venho acumulando divergências programáticas com o Governo Lula e especialmente contra os principais dirigentes petistas, que não tomaram atitudes para preservar o patrimônio ético”, explicou. Ele afirma não estar fazendo a mudança por casuísmo. O deputado possui documentos que comprovam todas essas divergências, iniciadas com a votação do projeto de lei da Reforma da Previdência, quando ele foi suspenso por 90 dias dos quadros do Partido dos Trabalhadores por ter se posicionado contrariamente.

O parlamentar esperou até o III Congresso do PT, realizado recentemente, que segundo ele “não deu respostas aos questionamentos e evidenciou a predominância da força das máquinas”. Principal articulador da filiação do deputado, o senador Cristovam Buarque destacou que entrada de Paulo Rubem no PDT é especial porque ele ter um compromisso com a educação e também porque vir do PT,  assim como o senador, e por ter uma história de luta. O líder do partido, Miro Teixeira, elogiou a postura do novo colega. “Trata-se de um parlamentar que desde o início de seu primeiro mandato marcou a sua postura em momentos graves do cenário nacional”, declarou.

O conterrâneo Wolney Queiroz lembrou que Paulo Rubem foi seu professor de Educação Física e que acompanha a trajetória do parlamentar desde que ele era companheiro de Assembléia Legislativa de seu pai, o presidente do PDT de Pernambuco, José Queiroz. “Para mim é uma grande alegria, um momento que me enche de orgulho ter Paulo Rubem, que conheço a tantos anos ao meu lado na luta política”, disse. Os pedetistas realizam um novo ato para comemorar a filiação de Paulo Rubem na próxima sexta-feira (5), na nova sede do partido em Pernambuco, a partir das 17h.

Perfil
Professor da Universidade Federal de Pernambuco, Paulo Rubem iniciou sua atuação política no movimento sindical. Foi candidato a vice-prefeito do Recife em 1985. Exerceu um mandato de vereador da capital pernambucana e por duas vezes se elegeu deputado estadual, onde se destacou pelo seu perfil ético e pela sua dedicação à luta para democratizar as discussões orçamentárias.
Está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados. Além de coordenar a Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, é membro atuante das Comissões de Educação e Cultura, Desenvolvimento Urbano e Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e é titular da CPI do Sistema Carcerário.

Por duas vezes, Paulo Rubem foi candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes. Entre 2000 e 2004 sua votação para a prefeitura do município cresceu de 11% para 20%. O deputado foi campeão de votos nas duas últimas eleições para a Câmara dos Deputados em Jaboatão, segunda maior cidade de Pernambuco em população - com cerca de 700 mil habitantes,  e em arrecadação tributária.

No mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal julgava os mandatos dos parlamentares que trocaram de partido a partir das eleições de 2006, Paulo Rubem assinou sua ficha de filiação ao PDT. A coincidência não preocupa o parlamentar. “Nos últimos anos venho acumulando divergências programáticas com o Governo Lula e especialmente contra os principais dirigentes petistas, que não tomaram atitudes para preservar o patrimônio ético”, explicou. Ele afirma não estar fazendo a mudança por casuísmo. O deputado possui documentos que comprovam todas essas divergências, iniciadas com a votação do projeto de lei da Reforma da Previdência, quando ele foi suspenso por 90 dias dos quadros do Partido dos Trabalhadores por ter se posicionado contrariamente.

Perfil

Por duas vezes, Paulo Rubem foi candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes. Entre 2000 e 2004 sua votação para a prefeitura do município cresceu de 11% para 20%. O deputado foi campeão de votos nas duas últimas eleições para a Câmara dos Deputados em Jaboatão, segunda maior cidade de Pernambuco em população – com cerca de 700 mil habitantes,  e em arrecadação tributária.