Delegacia da mulher poderá funcionar 24 horas

A Comissão de Constituição e Justiça analisa uma proposta (PL3901/08), da deputada Sueli Vidigal, que estabelece o funcionamento sem interrupção, 24 horas por dia, das delegacias de polícia especializadas no atendimento à mulher. Hoje, o horário de funcionamento das delegacias da mulher depende das secretarias de Segurança de cada estado.

A deputada destaca o aumento da  violência urbana contra a mulher no Brasil como o principal motivo para a redação desse projeto. “As estatísticas brasileiras são aterradoras. A cada quinze segundos uma mulher é vítima de violência e, em 70% dos casos, o agressor é o próprio cônjuge ou companheiro. Por esta e por outras razões, é baixíssima a quantidade de mulheres que denunciam as agressões.”

 A deputada acredita que, ainda que outras medidas estejam sendo tomadas para fortalecer a capacidade de reação das mulheres brasileiras, é necessário ampliar o horário da oferta dos serviços imediatos a serem prestados às vítimas por meio das forças de segurança. “A violência contra a mulher não tem hora para ocorrer.” A proposta, que tramita de forma conclusiva nas comissões, já foi aprovada pelas Comissões de Seguridade Social e Família e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

Ascom Lid./PDT