Defender a Educação com atitudes, não com discursos vazios

Imagem: Mohamed Hassan/Pixabay

Por Marlon Zanbrano 
Da Redação
19/10/2021

Professores e comunidades escolares merecem respeito

Ontem vi umas postagens de algumas lideranças políticas em homenagem ao dia da professora e do professor, mas que costumam apoiar sucateamento e retrocessos numa área vital para uma Nação, como terem votado a favor da PEC 95/16 do Teto dos Gastos (Temer-Meirelles), que congela investimentos nas políticas sociais e, a nível estadual, apoiando veementemente pacotes de maldade dos governos José Ivo Sartori e Eduardo Leite, que linearmente desfinanciaram e aniquilaram as carreiras do Magistério gaúcho – logo, o RS é o estado que paga o pior salário de um professor de rede estadual de ensino.

Ainda assim, essas “representações” se calam perante os absurdos implementados pelo governo Bolsonaro-Guedes, que trata a Educação como um mero objeto, não o ser humano como sujeito protagonista no processo pedagógico de aprendizagem, bem como na implementação de políticas claramente excludentes àquelas pessoas que necessitam de inclusão e necessidades especiais.

A Educação deve ser libertadora, transformadora, prover justiça social, igualdade, bom senso, tolerância, esperança, oportunizando um futuro melhor para as futuras gerações, e não o contrário. Mas existe grupos que entendem a Educação somente como meros números, não envolvendo sonhos, sentimentos, ideias, projetos, desejos, planejamento, futuro. A prática é o critério da verdade.