David Miranda entra com representação contra Isidório por homofobia

23/06/2022

Parlamentar pedetista foi ao MPF após denúncias feitas pelo Fantástico no último domingo

O deputado federal David Miranda (PDT-RJ) enviou uma representação ao Ministério Público Federal (MPF) contra o também deputado federal Pastor Isidório (Avante-BA) por homofobia. A ação foi motivada por revelações feitas em reportagem do Fantástico, veiculada no último domingo (19), onde o parlamentar baiano aparece cometendo violação de Direitos Humanos em fundação para reabilitação de dependentes químicos que mantém na Bahia.

Na reportagem, Isidório é visto em um auditório falando para alguns internos. Ele afirmou ser ex-homossexual e zombou da orientação sexual dos rapazes: “Cabelinho quer rapá. Vai procurar um jegue. Você nasceu foi macho”, diz o parlamentar.

Em outro momento, ele direciona o discurso carregado de homofobia para pessoas trans. “Você deixou o Diabo lhe enganar. Você deixou o médico cortar seu pé de sofá. Ela só pensa que tem bilau. O Diabo diz ao homem que ele pode ser mulher, aí ele se veste todo, bota silicone”, dispara Pastor Isidório.

De acordo com a representação, David Miranda acusa Isidório de adotar “práticas que violam os direitos humanos, com imposição de humilhações aos dependentes químicos atendidos pela instituição, que sofrem uma rotina de castigos, tendo sua orientação sexual reprimida, além de também não terem sua liberdade religiosa respeitada”.

“É um absurdo que tenhamos um parlamentar, conhecedor das leis deste país, cometendo descaradamente o crime de homofobia. Não podemos mais aceitar isso […] A Lei de Racismo criminaliza qualquer tipo de discriminação por conta de orientação sexual ou identidade de gênero”, concluiu Miranda, parlamentar atuante na defesa das causas LGBTQIA+.