Damião (PDT-PB) quer maior combate a violência contra negros

O deputado federal Damião Feliciano (PDT/PB) encaminhou requerimentos para vários Ministérios no intuito de articular melhorias dos serviços de atendimento à população mais pobre dos municípios mais carentes.

Damião Feliciano é Membro Titular da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar as causas, razões, consequências, custos sociais e econômicos da Violência, Morte e Desaparecimento de Jovens Negros e Pobres do Brasil.

Após o relatório final dos trabalhos da CPI, o deputado decidiu impetrar uma série de requerimentos destinados a várias pastas do Governo Federal.

O parlamentar quer que o Ministério da Educação priorize e incentive a implantação dos programas Pró-jovem Urbano, Mais Educação, Escola Aberta, Pronatec, Educação Inclusiva e Unidades Prisionais. Ao Ministério dos Esportes, ele pediu a implantação do Projeto Esporte e Lazer na Cidade e o Programa Segundo Tempo nos 144 municípios de maiores índices de homicídios no país.

Para Damião, já surgiram avanços significativos em relação às políticas de inclusão dos negros, como a criação do sistema de cotas e campanhas de combate ao racismo, mas, segundo ele, é preciso avançar mais no sentido de consolidar esses direitos e assegurar outros.

“O Brasil ocupa um lugar de destaque no ranking dos países mais violentos do mundo, sendo o país que tem 11 das 30 cidades mais violentas do mundo. Por isso peço aos ministros que, com suas equipes, façam as análises necessárias sobre essa situação e tomem medidas para combater a violência e diminuir o número de homicídios”, argumentou o deputado.

ATP – Ascom PDT / EI