Dalton Borba fala da campanha de Ciro no Paraná, com foco no Plano Nacional de Desenvolvimento


Ascom PDT do Paraná
24/08/2022

Em entrevista para o site do PDT Paraná, o vereador Dalton Borba fala da importância e dos desafios de aceitar o convite para assumir a coordenação da campanha à presidência de Ciro Gomes no Estado.

Leia a entrevista:

— Qual a importância de assumir essa coordenação?

Sinto que a coordenação estadual da campanha do Ciro Gomes é uma legitimação importantíssima do trabalho que estamos fazendo na Câmara Municipal. Um convite dessa magnitude é o reconhecimento de que meu mandato vem representando muito bem, em Curitiba, tanto o PDT quanto a imagem técnica, social e combativa de Ciro.

— Qual sua ligação com Ciro Gomes?

Acima de qualquer coisa, minha relação com Ciro é de muito respeito e admiração. Para além de ser o candidato do partido, ele é claramente o postulante mais preparado ao cargo, com um projeto detalhado e uma visão de Brasil muito bem definida.

E, para além disso, temos a conexão de sermos especialistas em Direito Constitucional e defensores da Constituição Federal. Essa coincidência aproxima os nossos perfis: a afinidade com a Carta Magna faz com que sejamos, ambos, protetores do Brasil enquanto um Estado Democrático de Direito.

Dalton acompanhou a comitiva de Ciro, nesta quarta-feira (24), desde a chegada no aeroporto nas agendas do presidenciável.

— Como surgiu o convite e como o senhor recebeu essa proposta?

O convite veio na forma de um pedido expresso do presidente estadual do PDT, André Menegotto. Quando abri mão da candidatura a deputado federal para focar no meu mandato de vereador, o Menegotto percebeu que bastante gente do partido estava acreditando muito no nosso projeto e na nossa campanha. Por isso, a leitura da presidência foi de que meu nome seria o ideal para tocar esse desafio no Paraná: pelo trabalho sério e pela credibilidade que venho construindo nesses últimos anos de vida pública. 

— Como vai se dar o alinhamento da campanha nacional com a estadual?

Estamos articulando alguns últimos pontos com a campanha macro, mas está sendo um trabalho de bastante sinergia e cooperação porque existe um alinhamento muito claro entre o que pretendemos para a campanha, nos âmbitos estadual e nacional. A ótima adesão ao Ciro no estado, nas últimas eleições, mostra que o povo do Paraná está disposto a caminhar ao lado dele e fazer de tudo para elegê-lo como o próximo presidente.

E, aliado a tudo isso, temos uma vantagem: a qualidade das candidaturas que o PDT possui por aqui. Para a corrida pelo Governo do Paraná, a chapa com Ricardo Gomyde e Eliza Ferreira representa uma oxigenação política, com um candidato de currículo invejável, mesmo jovem, e uma vice que integra o movimento negro e traz várias pautas importantes. A Desiree Salgado, nossa candidatura própria ao Senado, é uma professora universitária extremamente preparada, sumidade no Direito e muito mais qualificada do que os outros postulantes. E uma gama de quadros muito interessantes nas proporcionais, para fazer que o partido tenha uma representação efetiva na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do Paraná.

Ainda não podemos revelar todos os detalhes, mas vem muita coisa boa por aí. 

— Quais serão os maiores desafios dessa campanha?

O maior desafio é, com certeza, conseguir romper com a polarização que assola a política nacional nos últimos anos: o trabalho mais árduo vai ser convencer o eleitorado de que existe um caminho para além de Lula ou Bolsonaro. Mas a leitura interna é de que mesmo isso pode ser facilmente contornado, uma vez que conseguirmos mostrar para o povo paranaense a diferença entre o preparo (e o comprometimento) de Ciro Gomes e o egocentrismo das outras candidaturas.