Curso virtual sobre livro “O Povo Brasileiro”, de Darcy Ribeiro, entra na reta final


Por Bruno Ribeiro / FLB-AP
22/02/2021

Com apresentação de Sergio Caldieri, videoaulas gratuitas abordam formação social da nação

O curso virtual “A Formação do Povo Brasileiro”, da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), entrou, nesta segunda-feira (22), na reta final. As videoaulas de conclusão são ministradas pelo jornalista e professor, Sergio Caldieri, e abordam o processo histórico de formação da sociedade nas diversas regiões do país.

Criado em parceria com Centro de Memória Trabalhista (CMT) e disponibilizado na plataforma da Universidade Aberta Leonel Brizola (ULB), o projeto de qualificação gratuito homenageia os 25 anos do épico livro “O Povo Brasileiro”.

No módulo final, detalha as peculiaridades de cada perfil analisado por Darcy Ribeiro, que foram classificados como “crioulo, caboclo, sertanejo, caipira e sulista”.

“O Brasil miscigenado é traduzido pelo olhar único e profundo de Darcy. Pelas complexas influências culturais e econômicas, percebemos a pluralidade de cada realidade a partir de características peculiares”, comenta Henrique Matthiesen, coordenador do CMT, que também é um dos professores.

Acesse e confira: www.ulb.org.br.