Cultura em tempos de pandemia norteia debate realizado pelo Movimento Cultural Darcy Ribeiro


Por Ester Marques
03/07/2020

A valorização da cultura em tempos de pandemia. Esse foi o tema do debate do Movimento Cultural Darcy Ribeiro (MCDR), realizado na tarde desta sexta-feira (3). O evento, que mobilizou mais de 300 espectadores, foi transmitido ao vivo pela página do Facebook do movimento, e teve a participação do deputado federal Túlio Gadêlha (PDT-PE), o deputado federal Alessandro Molon (PSB), Brizola Neto (PCdoB) e o presidente nacional do MCDR e mediador da conversa, Roberto Viana.

Na ocasião, os participantes debateram sobre a atual situação do País, ressaltando a falta de liderança que o Brasil se encontra diante da enorme crise sanitária, além de abordarem a importância da cultura, que já enfrenta crises antes mesmo da pandemia do Covid-19.

Em sua fala, o pedetista Túlio Gadêlha, abordou a questão das fake news, onde trabalha, na Câmara federal, para combater o esquema de manipulação de massas, através de disparos de falsas notícias em redes sociais.

“Vivemos em momento de verdades relativas, onde existe todo um sistema de fake News de disseminação de informações falsas que estamos conseguindo desvendar. Precisamos definir regras para evitar que isso volte a acontecer no brasil”

Túlio também abordou sobre a necessidade de diálogo entre o campo progressista para apresentar soluções concretas no combate da pandemia, além de garantir direitos para todos.

“Nós não podemos aceitar um número de mil mortes por dia em um país como o Brasil e não fazer nada, pelo contrário, continuar abrindo o comércio, continuar estimulando o consumo. Isso nos faz refletir sobre o sistema político que a gente vive hoje, com prefeitos que são eleitos com recursos da iniciativa privada”, afirmou o deputado federal.

Em sua participação, Brizola Neto ressaltou a necessidade de debate, pois, além da pandemia e a crise econômica, o Brasil ainda precisa lidar com o um governo “provocador de crises”, ressaltando a falta de compromisso do presidente da República no combate ao novo vírus.

“Nós temos um presidente que, a todo instante, atenta contra a democracia. Atenta contra as instituições, promove aparelhamento entre as instituições federais”, afirmou Neto.

Já Alessandro Molon abordou a importância de união entre os partidos políticos para combater a corrupção no País e os altos índices de desigualdade social em todo Brasil.

“Nós temos que nos organizar para explicar para população porque o povo brasileiro quer que o dinheiro seja preservado para finalidades públicas e não desviado, por isso precisamos nos organizar para reconstruir essa narrativa”, afirmou o deputado.