CPI da Covid-19 resgata dignidade, diz deputado federal Dr. Mário Heringer

Ascom deputado Dr. Mário Heringer
09/04/2021

“Na hora que as pessoas com mais recurso começam a competir com o Estado, eles vão provocar um aumento substancial no valor das compras”

“Motivo para CPI sempre teve. Eu espero que a gente comece a passar a limpo esse monte de besteira feita por esses ministros e pelo presidente da República, e que eles comecem a pagar essa conta. Se Deus quiser nós teremos ao final da CPI um resultado que resgata para o povo brasileiro a sua dignidade”, assinala o deputado federal Dr. Mário Heringer (PDT/MG).

A avaliação do pedetista sobre Comissão Parlamentar de Inquérito é feita durante participação no Podcast “Ora, Francamente”, apresentado pelas ativistas Thais Maschio e Diana Tabarelli. Durante 20 minutos são tratados assuntos referentes à CPI da Covid-19, sobre a proposta de venda de vacinas aprovada pela Câmara dos Deputados e a respeito da necessidade de um lockdowm severo.

PL (Projeto de Lei) do Egoísta. Dessa forma Dr. Mário nomeia a proposta que concede a permissão para a iniciativa privada comprar vacinas sem obrigatoriedade de doação ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para o deputado do PDT, a vacinação que privilegia grupos cria castas e amplia ainda mais as desigualdades. A alegação de que votar contra o projeto é votar contra a vacina não se justifica, é uma “narrativa covarde”. Dr, Mário, médico e gestor hospitalar defende uma vacinação de massa. “O grande problema é o ritmo da vacinação”, destaca.

Ainda sobre o PL do Egoísta, o dirigente do PDT de Minas Gerais alerta sobre a possibilidade de reajuste de preços das vacinas, dificultando ainda mais o acesso a todos brasileiros.

“Na hora que as pessoas com mais recurso começam a competir com o Estado, eles vão provocar um aumento substancial no valor das compras. Vai criar castas e não faz o trabalho que tem que ser feito que é da vacinação de massa. A vacinação serve e ajuda quando é em massa”, explica o deputado pedetista.

O PL 948/2020 segue para apreciação no Senado e Dr. Mário considera viável a possibilidade de reversão, pois não devem dar seguimento a essa “vergonha internacional”. O projeto foi aprovado pelos deputados federais por 317 votos a favor e 120 contra (dentre os quais o do Dr. Mário Heringer).

“Eu tenho muita preocupação com a continuidade e com o ciclo que os vírus têm. Nós podemos estar aí, construindo um meteoro que vai destruir a espécie humana. Se nós virarmos o epicentro dessa pandemia e começarmos a produzir variantes, as cepas, nós poderemos ser o maior contaminador do mundo”, avisa.

Dr. Mário ressalta que vivemos em um país extremamente desigual e que mais de 80% da população brasileira não está ligada a nenhuma empresa. “Tenta dar às pessoas que têm recurso legitimidade para ser casta. Se ele pode comprar, ele pode comprar para sua família, para os seus empregados. Não são todas empresas que comprarão, são algumas pessoas que pensam que podem ser melhores que as outras”.

Os próprios laboratórios decidiram não vender para a iniciativa privada. Produtores de vacinas, inclusive, não vacinaram nem os próprios funcionários, com exceção dos que trabalham na linha de frente da elaboração do produto para não causar atrasos.

Lockdown

“O lockdown é nossa única saída”, defende o parlamentar pedetista, falando em um lockdown severo, com interrupção de viagens de ônibus municipais e interestaduais. Sobre esse assunto, as apresentadoras do Podcast “Ora, Francamente” divulgam o movimento Abril pela Vida https://abrilpelavida.org/ , que procura apoio de todos brasileiros, entre outras medidas, por um lockdown mais longo, de 21 dias, para salvar vidas e também a economia.

Ouça na íntegra o episódio do Podcast “Ora, Francamente” com participação do deputado federal Dr. Mário Heringer: Ele pode ser acessado no Spotify, aqui.