Covid-19: com apoio do PDT, Senado aprova projeto de proteção aos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais

Por Bruno Ribeiro/FLB-AP
17/06/2020

Pacote de ações busca impedir, em nível nacional, o avanço do coronavírus nos grupos mais vulneráveis

Com o apoio do PDT, o Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (16), a criação do pacote de ações para combater o avanço da Covid-19 entre indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. Tramitado na Câmara, o Projeto de Lei (PL) 1.142/2020 será encaminhado à sanção presidencial.

Em nível nacional, o projeto inclui medidas de vigilância sanitária e epidemiológica para proteção da fatia da população que está em níveis críticos de vulnerabilidade, bem como agrega a oferta do pagamento de auxilio emergencial, o acesso à água potável e a distribuição gratuita de materiais de higiene e de limpeza.

Outro ponto essencial é a intensificação da visita de equipes de profissionais de saúde para estimular o trabalho preventivo. Neste tema, o partido, a partir da interação com o Movimento Indígena (MOVI-PDT), foi contra a autorização de acesso de missionários nas regiões isoladas.

Para o presidente nacional do movimento pedetista, Rafael Weree, a urgência do projeto se justifica em função da contaminação descontrolada, que atingiu elevados índices em função do descaso do governo federal.

“Com muito debate, o PDT buscou aperfeiçoar a medida legislativa a partir da intensa atuação dos nossos deputados e senadores. Seguiremos lutando para proteger, principalmente, os brasileiros mais vulneráveis, que são um dos principais focos de ataques da gestão Bolsonaro”, comentou.