COPPPAL exalta apoio do PDT a Lula no 2º turno da eleição presidencial

PDT do Rio de Janeiro
07/10/2022

Organização internacional de partidos progressistas reforça defesa da democracia no Brasil

A Conferência Permanente dos Partidos Políticos da América Latina e Caribe (COPPPAL), exaltou o apoio do PDT a Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), no segundo turno da eleição para presidente da República do Brasil. A manifestação foi divulgada, nesta terça-feira (6), e assinada pelo presidente da organização internacional, Moreno Cárdenas.

“Os partidos progressistas da COPPPAL se satisfazem ao atestar que os três partidos brasileiros (PT, PDT e MDB), membros plenos de nossa organização, tenham conseguido se unir em uma grande coalizão que permite levar à vitória o companheiro Luiz Inácio Lula da Silva, que enfrenta o enorme desafio de deter no Brasil o avanço da direita populista autoritária, representada por Jair Bolsonaro”, afirmou Cárdenas.

“É um claro compromisso com o progressismo e a democracia no Brasil e em toda a região latinoamericana e caribenha. […] Com unidade, trabalho e um claro compromisso com os valores democráticos, conquistemos mais uma vitória do progressismo no continente”, completou.

Ao ratificar a decisiva atuação dos partidos e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na proteção da democracia, a direção da COPPPAL também enalteceu a luta pelo fortalecimento dos direitos no Brasil.

“Seguiremos apoiando e respaldando o trabalho de todos os órgãos eleitorais que, na America Latina e Caribe, trabalham de maneira séria, responsável e nos marcos da lei”, relatou Cárdenas.

“Contribuindo de maneira institucional ao desenvolvimento da vida democrática em seus países, assim como ao fortalecimento do regime de partidos políticos e assegurando a cidadania e o exercício de seus direitos político-eleitorais”, concluiu.

Coordenador de Mudança Climática da COPPPAL e secretário de Relações Internacionais da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), Everton Gomes, disse que a aliança com o PT foi aprovada, por unanimidade, pela Executiva Nacional pedetista e representa, efetivamente, “o lado mais alinhado ao Trabalhismo na reta final da eleição”.

“Pela nossa coerência histórica e o compromisso com o povo, o PDT garantiu o apoio ao Lula nessa mobilização para vencer Bolsonaro, que é o representante do autoritarismo e do retrocesso em todos os sentidos”, comentou.