Convênio entre a Prefeitura de Cabo Frio (RJ) e a UERJ atenderá mais de duas mil pessoas

Prefeitura de Cabo Frio
23/03/2022

Polo de Extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro oferecerá projetos esportivos, culturais e educativos

A Prefeitura de Cabo Frio (RJ) celebrou, nesta terça-feira (22), um novo convênio para projetos em conjunto com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Segundo a gestão municipal, liderada pelo PDT, a previsão é de que mais de duas mil pessoas sejam beneficiadas com as atividades.

O acordo foi firmado em solenidade realizada na Praça Tiradentes, em frente à sede do Governo Municipal, com a presença do prefeito José Bonifácio, do reitor da UERJ, Ricardo Lodi Ribeiro, e do diretor financeiro da Alerj, Janio Mendes.

Pela parceria, a UERJ vai atuar em dez projetos esportivos, sete projetos culturais e dois projetos educacionais, voltados para diversas comunidades do município.

Para o prefeito José Bonifácio, com esse convênio, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro traz mais um pedacinho da estrutura para Cabo Frio, chegando às comunidades, principalmente as mais carentes.

“Tenho repetido que precisamos unir esforços para ajudar nossa cidade a passar por todas as dificuldades. Ainda existem muitos problemas e não adianta ficar brigando, pois não conseguimos fazer tudo ao mesmo tempo. Precisamos de todos. Hoje, a UERJ, na pessoa do reitor Ricardo Lodi, vem trazer o polo de extensão que é muito importante para nossas comunidades. Vamos levar mais esporte, cultura e educação para a periferia, para quem mais precisa. Para mim, na hora de buscar ajuda para Cabo Frio não existem lados opostos e sim um único objetivo, que é fazer nosso município progredir”, afirma o prefeito.

O reitor da UERJ, Ricardo Lodi, destacou que a universidade, desde o ano passado, tem investido em Cabo Frio, primeiro com a inauguração do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, inaugurado no Jardim Flamboyant no ano passado, e agora com o polo de extensão que vai trazer 19 projetos para o município.

“Me enche de orgulho ver uma parceria dessa sendo firmada. A UERJ é do Estado e portanto deve expandir o campo de atuação para os demais municípios, avançando por meio das parcerias. A primeira foi a inauguração do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro. Agora com o polo de extensão, que vai levar projetos culturais, esportivos e educacionais para a população, sobretudo a mais jovem. Não para por aí, vamos abrir três cursos de graduação em Cabo Frio, que serão, Medicina, Geografia e Licenças Agrárias. Os imóveis onde funcionam o hospital e onde instalados os cursos estão sendo desapropriados. Ou seja, a UERJ veio para Cabo Frio para ficar”, adianta o reitor Ricardo Lodi.

Esporte, cultura e educação

O convênio entre a Prefeitura de Cabo Frio e a UERJ prevê projetos na área de educação, que visam garantir que os alunos das comunidades tenham as mesmas oportunidades na alfabetização e reforço escolar, com o Pré-Vestibular Social e as aulas de alfabetização e reforço escolar, para jovens, adultos e idosos.

Na área do Esporte, serão oferecidos projetos que preveem aulas de boxe, jiu jitsu e defesa pessoal, judô, natação em águas abertas, ginásticas funcional, artística e acrobática, dança, vôlei, futevôlei. Todos os projetos serão desenvolvidos nos bairros Manoel Corrêa, Jardim Esperança, Jacaré, Jardim Caiçara, Vila do Sol e em Tamoios.

Na área cultural, serão realizadas aulas de violão e violino; oficinas de grafite e desenho, tambores urbanos, artesanato e economia criativa. Além do projeto cultural Notas da Periferia, para crianças e adolescentes.