Conscientização do autismo: tema é destaque na campanha de Rodrigo Tramonte em Florianópolis (SC)


Por Ester Marques
12/11/2020

“Muitas das dificuldades que enfrentei ao longo de minha vida se devem bastante à falta de políticas públicas direcionadas ao atendimento de autistas e de capacitação dos profissionais da educação e saúde.” Essa afirmação é do candidato a vereador pelo PDT de Florianópolis, Rodrigo Tramonte (SC), que tem como principal projeto a inclusão dos portadores de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) nos ambientes acadêmicos e corporativos na capital.

Desde pequeno, Rodrigo possui um histórico de luta e perseverança. Alvo de bullying a maior parte da vida, teve um diagnóstico tardio de autismo aos 30 anos. Após a descoberta – a qual ele se refere como o “divisor de águas em sua vida” –, tem se dedicado para levar conscientização a população da grande Florianópolis com palestras sobre o assunto.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que haja 70 milhões de pessoas com autismo no mundo. No Brasil, 2 milhões. Contudo, apesar de numerosos, os milhões de brasileiros autistas ainda sofrem para encontrar tratamento adequado, como foi o caso do Tramonte.

“Sou um caso de diagnóstico tardio. Essa descoberta sobre minha condição foi um alívio para mim, pois aprendi a me aceitar com minhas limitações. Antes eu me sentia culpado por não conseguir fazer a maioria das coisas da mesma forma que as pessoas próximas. Depois que descobri o autismo, tudo passou a fazer sentido”, afirma Rodrigo.

Agora, ele decidiu ir mais além. Como candidato a vereador de Florianópolis, o pedetista pretende abranger ainda mais o trabalho prestado aos autistas, investindo em medidas de maior alcance e efetividade, como capacitações e treinamentos gratuitos para as redes públicas de educação e saúde.

“Entrei numa pós na área de direito inclusive por este motivo, para aprender melhor onde e como colaborar com a construção de políticas públicas mais eficientes. Para ser um verdadeiro agente de mudança social, é preciso fazer parte dos grupos que atuam diretamente na construção das leis”, afirma o candidato.

Principais Propostas de Tramonte

Entre as principais propostas de Tramonte para a educação e saúde está a capacitação continuada e contratação de profissionais da área, para que em Florianópolis, cada escola pública tenha ao menos um professor de educação especial focada em autismo, e cada posto de saúde tenha ao menos um médico especialista em autismo.

“O foco de minhas propostas é o apoio ao autista adulto, que ainda não é visto como cidadão pela sociedade. Existem políticas públicas voltadas aos autistas, porém elas são mais focadas nas crianças e adolescentes no espectro”, ressalta o pedetista.

Para a cultura, Rodrigo pretende fomentar as atividades de esporte e lazer adaptadas, que promovam qualidade de vida para as pessoas com deficiência, bem como o desenvolvimento do Esporte Paralímpico. O pedetista também irá lutar pela viabilização do Instituto de Arte Neurodiversa, inspirado no trabalho de Nise da Silveira de desenvolvimento do potencial artístico de pessoas com deficiência.

Visando a entrada no mercado de trabalho, Tramonte quer proporcionar maiores chances de parceria dos polos tecnológicos da cidade (ACATE, Sapiens Parque, etc) com escritórios de empresas que promovem a mediação entre os autistas e o mercado de trabalho. Também irar lutar pela criação de cursos profissionalizantes para autistas e demais pessoas com deficiência.

Já na segurança e assistência social dos autistas, Rodrigo pretende criar a rede especializada de apoio e suporte ao autista adulto, oferecer apoio e suporte jurídico e psicológico às mães de autistas vítimas de violência doméstica e abandono afetivo.

Para saber mais sobre os trabalhos e projetos do candidato Rodrigo Tramonte, siga-o nas redes sociais.

Instagram 

Facebook