Comissão externa que fiscaliza a Eco101 vai ao TCU nesta quarta-feira


Asco deputado Sérgio Vidigal
19/11/2019

Coordenada pelo deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES), a Comissão Externa sobre Fiscalização da Concessionária Eco101 vai ao Tribunal de Contas da União (TCU), nesta quarta-feira (20).

A reunião será às 11h30 com o presidente do TCU, José Mucio Monteiro Filho, para tratar sobre para revisão quinquenal do contrato de concessão da BR-101/ES.

“Esta reunião será importante para saber as ações da Corte para que esta etapa tão importante seja concluída. Todos nós sabemos que a concessão é importante para o nosso Estado, porque a BR-101 é a principal via de escoamento das nossas produções”, disse Sérgio Vidigal.

Comissão

A comissão externa tem realizado audiências públicas de forma a ouvir os órgãos envolvidos e buscar medidas que dizem respeito à redução do pedágio e a duplicação da BR-101.

Descumprimento do contrato

Vidigal comenta que, de posse do relatório final da Comissão Externa da última legislatura, verificou-se que a Eco101 duplicou até agora apenas 18 km do trecho rodoviário que assumiu. O que corresponde ao cumprimento de apenas 8% do contrato firmado, o qual previa a duplicação de 200 km no prazo de seis anos.

“Então, o que está sendo discutido desde o início é o cumprimento daquilo que foi contratado e se o preço que está sendo pago pelo usuário é um preço justo. Eu creio que nós nos ateremos a isso. Mas entendemos também que o que está sendo discutido se a gente conseguir modular nossa concessão, que ela possa servir de referência para as outras concessões.”

Leia mais: BR-101: trechos na Serra podem ser solucionados antes de revisão quinquenal.