Comissão aprova requerimento de Félix Mendonça Jr. para debater a alta de juros e os impactos sobre a dívida pública

PDT na Câmara dos Deputados
31/03/2023

Medidas econômicas erradas tomadas em gestões passadas refletem no bolso do brasileiro com alta da inflação, que o Banco Central tenta controlar com o aumento da taxa básica de juros, a Selic, que por sua vez influencia os juros cobrados pelos bancos em empréstimos e financiamentos.

Provocada pelo deputado pedetista Félix Mendonça Júnior (BA), a Comissão de Desenvolvimento Econômico aprovou, nesta quarta-feira (29) requerimento (req. 2/23) de audiência pública para avaliar os aumentos nas taxas de juros e seus impactos sobre a dívida pública.

A princípio, foram convidados para o debate o professores Nelson Marconi, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC); Guilherme Mello, Secretário de Política Econômica do Ministério da Economia; Antônio Corrêa de Lacerda – Economista, Professor da PUC/SP, consultor e conselheiro da Fiesp e Roberto Ellery, diretor e professor da Faculdade de economia da Universidade de Brasília (UnB).

Para o deputado, “o ciclo de elevação das taxas de juros desincentivam os investimentos, encarecem o crédito para empresas e famílias e aumentam o custo de rolagem da dívida pública, agravando ainda mais o quadro fiscal”.

A data da audiência ainda será confirmada pela secretaria da comissão.