Com Waldez Góes, Governo do Amapá organiza distribuição da AstraZeneca para os municípios

Foto: Marcelo Loureiro/Secom

Portal do Amapá
25/01/2021

O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), recebeu, nesse domingo (24), o segundo lote com 6 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca que será distribuídas para os 16 municípios do estado. As doses serão destinadas aos profissionais da saúde da linha de frente no combate à Covid-19, conforme o Plano Estadual de Imunização.

O Governo do Amapá tem cobrado das prefeituras a fiscalização para não permitir que nenhuma dose da vacina seja aplicada em pessoas que, neste momento, não estejam no plano de prioridades.

“Todas essas doses disponíveis serão utilizadas para imunizar os grupos prioritários nesta fase inicial da campanha, conforme o Plano Nacional de Vacinação. Em paralelo, vamos seguir cobrando ao governo federal novas doses e mais apoio para produção de vacinas, assim vamos proteger a nossa população o mais rápido possível”, destacou Waldez Góes.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Dorinaldo Malafaia, 14 dos 16 municípios chegarão a 100% da cobertura vacinal voltada para os profissionais de saúde – exceto Macapá e Santana. Ele destaca que haverá cruzamento de informações para a pessoa imunizada não receber doses de vacinas de marcas diferentes.

“Toda nossa equipe técnica está fazendo um estudo da distribuição completa dessas doses de maneira segura e controlada. Tudo isso requer a recepção, condicionamento e a vinculação no sistema de informações de imunização”, disse.

O 1º lote foi recebido no Amapá em 18 de janeiro e contou com 31 mil doses da Coronavac, sendo que 15 mil foram destinadas aos profissionais de saúde e  16 mil à  população indígena.