Com professor Ricardo Dias, PDT de Maringá constrói alternativa às eleições municipais

Ascom PDT do Paraná
06/04/2020

O arquiteto e urbanista Ricardo Dias Silva é o novo coordenador do PDT em Maringá (PR). Vice-reitor Universidade Estadual de Maringá (UEM), Ricardo Dias filiou-se ao partido no último sábado (4). De acordo com o presidente do PDT Paraná, André Menegotto, a chegada do professor marca o início de um novo ciclo partidário do partido no município.

“Agora com muito mais compromisso ético e popular, conectado aos anseios da população que abomina esse submundo da política eleitoreira e exige partidos sérios, transparentes e participativos. O professor Ricardo Dias representa um alento, um sopro de esperança à política não só de Maringá, mas do Estado do Paraná”, ressaltou Menegotto.

A vinda de Ricardo Dias para o PDT é considerada uma das maiores conquistas da legenda e pode representar uma das grandes alternativas às eleições municipais. Com a saída do atual prefeito do PDT, Ulisses Maia, que ocorreu às vésperas do fim do prazo para mudanças partidárias com vistas às eleições, o PDT Maringá inicia um novo debate sobre políticas públicas e busca de alternativas para a cidade, que é a terceira maior do Paraná, tendo à frente desse processo, uma das maiores referências em planejamento de cidades.

A participação política de Ricardo Dias tem início no Movimento Estudantil, passando pelo conselho profissional, entidades de classes, conselhos municipais e política universitária. A sua constante participação no debate e na construção de políticas públicas na área do planejamento urbano, do ensino superior e da ciência e tecnologia, o levaram a atuar na política partidária. E a escolha do Partido Democrático Trabalhista não foi por acaso.

“O PDT é um partido que tem na sua essência valores com os quais me identifico como a valorização do trabalhador (inclusive o servidor público), do estado de bem-estar social, da educação e da cultura. Como partido esteve vinculado a pautas progressistas e, particularmente no Paraná, tem demostrado profundo respeito às minorias e envolvimento com temas contemporâneos urgentes como o desenvolvimento sustentável, a igualdade de gênero, o combate ao racismo, a redução de danos ambientais, novos meios de mobilidade e de representatividade. Acredito na ideia que é possível o desenvolvimento econômico com justiça social e respeito às diferenças e ao meio ambiente. Me somo a um novo projeto político”, declarou.

Para o deputado federal Gustavo Fruet, “Ricardo representa o que tem de mais contemporâneo em termos de políticas públicas, com uma visão sobre o futuro das cidades, a dimensão social, o planejamento, investimento e sustentabilidade, os novos conceitos de habitação, preservação ambiental, equilíbrio e mobilidade. Ricardo representa o que o PDT busca em termos de oxigenação e melhora na representação pública, além de ser vice-reitor de uma das melhores instituições de ensino do Paraná e do Brasil”, avaliou.

Da mesma forma, o líder do PDT na Assembleia Legislativa, deputado Goura, exaltou a vinda do professor Ricardo e ressaltou que ele representa três pontos fundamentais do Trabalhismo. “O professor Ricardo traz a valorização da ciência, a valorização das universidades e valorização do serviço público. Como arquiteto e urbanista, também traz uma discussão muito grande no que se refere aos modelos das cidades com planejamento urbano que favoreça a redução das desigualdades e o aumento da qualidade de vida para todas as pessoas. Eu fico muito contente que o professor Ricardo esteja assumindo o PDT de Maringá e que a gente possa em todo o Estado mostrar que o PDT tem princípios, tem valores e que a gente vai se manter fiel a eles”.

De acordo com o professor Ricardo, é preciso estimular a participação política das pessoas, garantindo o estado democrático e qualificando o debate sobre ações afirmativas e o desenvolvimento em áreas estratégicas como saúde e educação. “É urgente a qualificação de agentes e do debate para reconstrução de um país que diminua a desigualdade social e seja mais autônomo e sustentável. Mas também é necessário criarmos um ambiente de paz e solidariedade”, frisou.