Com iniciativa de Léo Prates, Salvador ganha drive-thru de vacinação contra gripe


25/03/2020

Doze pontos de drive-thru estão sendo utilizados para a vacinação de parte dos idosos que são público-alvo da campanha  contra Influenza (gripe e H1N1), em Salvador, desde segunda-feira (23). Essa foi uma iniciativa do secretário municipal de saúde e pré-candidato à prefeitura pelo PDT, Léo Prates, para evitar aglomerações de pessoas por conta da pandemia que assola todo Brasil.

Na capital baiana, 143 postos de saúde têm doses da vacina. A meta é alcançar, neste primeiro momento, idosos e profissionais de saúde.

De acordo com Léo Prates, a medida está fazendo muito sucesso, pois além de levar conforto para população, também melhora a qualidade de vida dos cidadãos.

“Nós já vacinamos, da segunda feira de manhã até ontem, 60 mil pessoas. É uma medida de sucesso, tem repercutido muito e isso mostra o cuidado que estamos tendo, tanto em combate contra o coronavírus e também dá maior conforto as pessoas e qualidade de vida no acesso ao sistema único de saúde”.

O secretário afirma ainda que já acionou o Ministério da Saúde para enviar mais doses da vacina por conta da grande procura na cidade.

“A vacinação tem durado cerca de dois minutos e já tivemos que acionar o Ministério da Saúde para enviar mais doses da vacina porque a adesão foi muito grande e a gente acredita muito nessa ação do drive-thru pela cidade”.

Além dos serviços que já estão em funcionamento no Complexo Clementino Fraga, nos Barris, Arena Fonte Nova, em Nazaré, Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, e na Escola Bahiana de Medicina, em Brotas, as pessoas com 60 anos ou mais também poderão buscar atendimento no campus do Cabula da Escola Bahiana de Medicina, localizado na Silveira Martins.

A imunização acontece das 8h às 17h, com exceção dos pontos da Arena Fonte Nova e Centro de Convenções, que passam a funcionar, em definitivo, até as 22h.

Fases de vacinação

A meta é imunizar pelo menos 90% do público alvo e a  vacina estará disponível em três fases para os grupos prioritários – cerca de 872 mil, entre crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes, idosos (a partir de 60 anos), puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, jovens de 12 a 21 anos de sob medidas socioeducativas, professores, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.