Com Ciro e Lupi, PDT apresenta chapa completa no Paraná com Ricardo Gomyde para governador

Com Ciro e Lupi, PDT apresenta chapa completa no Paraná com Gomyde para governador

Ascom PDT do Paraná
01/08/2022

O PDT confirmou nesse sábado (30), com a presença de Ciro Gomes e do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, a candidatura de Ricardo Gomyde ao governo do Paraná e da professora Desiree Salgado ao Senado. A advogada Eliza Ferreira será candidata a vice-governadora. O partido também apresentou chapa completa para a Câmara Federal, com 31 candidaturas, e 34 candidaturas à Assembleia Legislativa.

“Pra corrigir o que tá errado e pra fazer o que nunca ninguém fez, nós apresentamos Gomyde governador!”, afirmou o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes.

Ciro também destacou a importância de o PDT apresentar candidaturas majoritárias. “Um partido, mal comparando, é como se fosse um time. E time que não disputa não forma torcida. O PDT nasce no Sul. É muito importante para nós que o PDT se apresente e Gomyde tem as qualidades extraordinárias de um grande homem público, assim como nossa companheira Desiree. Estou feliz da vida com a decisão que se tomou aqui”, disse.

Ricardo Gomyde falou do orgulho e da responsabilidade ao assumir a candidatura a governador do Paraná. “É um orgulho muito grande ser o candidato do PDT. Claro que é também uma imensa responsabilidade. E nós vamos fazê-lo com todo carinho, com toda dedicação, junto com vocês e com o Projeto Paraná debaixo do braço, que é o que ninguém tem. As outras candidaturas fazem seus programas em agências de marketing, contratam publicitários. Ter um programa que foi debatido em todas as regiões do estado, com nossas lideranças políticas, com o setor produtivo, com a intelectualidade, com movimento social nos diferencia de qualquer outra candidatura”, afirmou Gomyde.

A candidatura do PDT no Paraná, conforme ressaltou Gomyde, representa o fato novo no processo eleitoral. “O PDT é o fato novo nessa eleição do Paraná contra a candidatura do continuísmo e a candidatura do atraso. Nós temos plena convicção de que vamos crescer por termos o melhor plano de governo, por ser a novidade na eleição. Vamos levar a eleição para o segundo turno e estaremos no segundo turno”, afirmou.

Eliza Ferreira, que é advogada e tem como uma das principais bandeiras a luta pela igualdade racial, afirmou que é uma honra aceitar o desafio de ser candidata a vice-governadora. “O PDT do Paraná é forte, ele representa e é realmente plural e diverso. Por isso eu disse sim para essa missão”.

Desiree senadora

Outro fato novo apresentado pelo PDT é a candidatura da professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Eneida Desiree Salgado, ao Senado. Ela filiou-se ao partido a convite do deputado estadual Goura em 2021.

“Depois de muito tempo estudando, fazendo pesquisa e dando aula sobre eleições, agora eu vou sentir na pele. Vamos apresentar ao Paraná, uma nova forma de fazer a representação política. Temos que fazer com que o Senado seja menos do mesmo. Temos três senadores muito parecidos lá. Chegou a hora de fazer a diferença”, afirmou Desiree ao falar sobre as principais propostas que apresentará ao povo paranaense.

Renda mínima universal, como está no Projeto Nacional de Desenvolvimento. “Todas as pessoas nesse mundo têm direito a comer.  Em pleno século 21 eu queria estar discutindo direito espacial com vocês e estou discutindo segurança alimentar”, disse.

Igualdade. “Mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, pessoas trans, todas as pessoas têm que fazer parte. E não só pra sair na foto. Mas a gente tem que fazer com que essa voz que já existe, tenha vez. Tem que ter protagonismo”, frisou Desiree.

Reformas. “Reconstruir o que foi destruído nesse governo trágico que acabou com o projeto de Brasil. Vamos reescrever a Constituição do jeito que ela foi projetada. Fazer com que as reformas sejam revertidas, fazer uma reforma tributária para que a classe trabalhadora não tenha que pagar a conta de todo mundo. Vamos implementar o imposto sobre as grandes fortunas e vamos acabar com essa ‘sigilaiada’ toda porque república democrática é república transparente”.

Saúde para todas as pessoas, gratuita e de qualidade .“Temos que reestruturar o SUS (Sistema Único de Saúde). Pensar na indústria hospitalar, conseguir produzir os insumos aqui. Saúde de qualidade para todas as pessoas”.

Educação. “Escola de tempo integral. Escolas gratuitas e de qualidade para todas as pessoas. Também refazer as universidades estaduais. Reconstruir o foi destruído pelo governo estadual e trabalhar para que as universidades federais voltem a ter recursos”.

Chapas proporcionais

O PDT conta hoje com o deputado federal Gustavo Fruet na Câmara dos Deputados e com o deputado Goura na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ambos irão disputar a reeleição. A expectativa é formar bancada na Alep, com no mínimo três parlamentares, e pelo menos dobrar a representação na Câmara Federal.

O presidente Carlos Lupi, destacou a liderança de Gustavo Fruet, que falou representando as candidaturas federais, e afirmou que ele é orgulho do PDT do Paraná e do Brasil.

Gustavo Fruet afirmou que mesmo com as dificuldades impostas pela tentativa de hegemonia de alguns grupos políticos, o PDT conseguiu formar chapa completa nestas eleições.

“Temos um quadro altamente qualificado para a Assembleia Legislativa e para a Câmara dos Deputados. E teremos, podem ter certeza, a melhor composição de uma chapa majoritária da história do Brasil e entre os estados brasileiros nestas eleições, demonstrando atitude, inclusão, respeito e principalmente renovação. É uma demonstração que aqui no PDT nós queremos incentivar novas lideranças para o futuro da cidade e para o futuro do Paraná”, ressaltou.

“Eu estou renovando a minha confiança, o meu entusiasmo e principalmente a minha crença, num projeto para o Brasil, representado pelo Ciro Gomes, que mais uma vez reafirma o preparo e a postura clara, objetiva e limpa que ninguém apresenta”, concluiu.

Lupi destacou também a liderança de Goura na Assembleia Legislativa e o convidou para falar em nome de todos as candidaturas estaduais. “Goura, o infinito te espera. Porque você não tem limite, a tua humildade, a tua singeleza, simpatia, a tua maneira de fazer política com o coração, com paixão. Você não sabe, do fundo da alma, quanto orgulho a gente tem de ter você como deputado estadual e nosso líder”.

Goura afirmou que o PDT tem grandes desafios a perseguir. “A gente vai ter uma chapa com duas mulheres de muita, muita força. Eliza vice-governadora, Desiree nossa senadora, com a chapa que representa a diversidade e a luta das mulheres no Paraná”, disse.

“Eu estou sozinho atualmente na Assembleia Legislativa. E acho que aqui nós temos uma sequência de candidaturas que se colocam com coragem para que o PDT possa ter, a partir de 2023, na Assembleia Legislativa do Paraná, uma bancada. E pra isso, nós precisamos eleger três parlamentares e só conseguiremos com o empenho de todos nós, individualmente”, concluiu.