Com baixos índices de reprodução viral, Waldez Góes anuncia retomada gradual de algumas atividades no Amapá

Foto: Márcio Pinheiro

Por Ester Marques
03/08/2020

Com índices a baixo de 1 ponto na reprodução viral da covid-19 no Amapá, o governador e pedetista Waldez Góes anunciou, na última sexta-feira (31), durante coletiva de imprensa, o novo decreto que estabelece a retomada gradual de poucas atividades no estado, válidas pelos próximos 15 dias.

Conforme os novos dados epidemiológicos, o Amapá possui mais de 62% de UTIs disponíveis em todo estado, com uma taxa de recuperação de 68% em relação ao número de casos confirmados. Além disso, o estado está em 4º lugar na taxa de letalidade: 1,55%, o menor do Brasil.

Com o novo decreto, o governador anunciou a retomada gradual das atividades no setor público a partir do dia 10 de agosto, conforme os resultados dos relatórios epidemiológicos das próximas semanas, pois o estado apresenta um aumento de 8% na taxa de internação.

“Prevemos neste decreto o início do planejamento, em termos de protocolo sanitários e organização das secretárias de Estado e administração direta e indireta dos órgãos para uma preparação de retomada gradual por grupos e fases”, disse Waldez Góes.

Também ficou estabelecido o limite de atendimento presencial em bares, restaurantes e lanchonete até 22h – exceto serviços localizados na área interna do aeroporto.

O decreto mantém a suspensão das aulas presenciais em escolas públicas e privadas por ser considerado um dos mais frágeis setores de controle à pandemia. Durante a coletiva, o governador anunciou também o início da 4º etapa do benefício “kit Merenda em Casa”, que garante o acesso à alimentação escolar mesmo durante a interrupção das aulas.

“Estabeleci no decreto a manutenção da suspensão das aulas na rede pública e setor privado, e tiramos um posicionamento para todos os passos seguintes em relação a retomada que será de forma conjunta: estadual, municipal e particular”, finalizou.