Com autorização de Edvaldo Nogueira, Aracaju (SE) investe no plantio de 3.500 mudas de árvores na capital


Prefeitura de Aracaju (SE)
03/08/2021

O prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira (PDT) autorizou a Prefeitura, na manhã desta terça-feira (3), a dar início ao plantio de 3.500 mudas de árvores na capital, avançando no projeto de construção de uma cidade resiliente e sustentável. Os trabalhos começaram na avenida Alexandre Alcino, zona Sul, onde será plantada como primeiro 500 mudas.

Fruto de um convênio celebrado com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Fundo de Defesa de Direitos Difusos e Termo de Cooperação com o Município, iniciativa é uma integração ao projeto 45 do Planejamento Estratégico da administração, cuja meta é ampliar a cobertura e qualidade da arborização urbana, com o plantio de 20 mil mudas nos próximos anos.

“Esse é um projeto muito importante porque visa melhorar a qualidade de vida da população, ao mesmo tempo em que torna a cidade resiliente, sustentável. É uma iniciativa que começou a ser introduzida em prática quando retornamos à Prefeitura e que agora vamos intensificar, demonstrando o nosso compromisso com a nossa capital e com a sustentabilidade. A nossa meta é muito maior, visto que Aracaju assinou um acordo com o clima, entrou em um projeto internacional, e esse é um passo importante que estamos dando”, destacou Edvaldo.

Ao falar sobre a importância da ação, o prefeito também ressaltou que ela se soma a um conjunto de iniciativas que inclui uma revitalização do Parque da Sementeira, entre outros projetos. O gestor enfatizou, ainda, que, para assegurar o sucesso do projeto, “um dos principais desafios está na conscientização da população”.

“É uma iniciativa que exigirá de nós intensificar o trabalho educativo. Para isso, iniciamos o plantio de mudanças nas escolas e realizaremos outras ações de conscientização para que possamos formar essa ideia na população, de que as mudas precisam ser preservadas”, afirma o gestor.

As mudas serão plantadas por uma empresa contratada pela Prefeitura, onde também que será responsável pelo monitoramento e acompanhamento da taxa de natalidade. Destas primeiras 500 mudas que serão plantadas na avenida Alexandre Alcino, estão como espécies farinha-seca, paineira, cajueiro, algodoeiro-da-praia, albízia, moringa, mogno, canafístula, monguba, jaqueira, jamelão, pau-pombo, graviola e ipê amarelo. Também estão entre os pontos contemplados na primeira etapa do projeto como avenidas Tancredo Neves, Padre Arnóbio (Aeroporto), João Amazonas (17 de Março), Jornalista Juarez Dantas (Santa Maria) e Professor José Freitas de Andrade (Coroa do Meio).

Acompanharam o início do plantio a vice-prefeita Katarina Feitoza, os vereadores Soneca, Cícero do Santa Maria, Pastor Eduardo Lima, Ricardo Vasconcelos e secretários municipais.