Com apoio de Lupi, Vieira da Cunha é lançado ao governo gaúcho

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, em visita a região de fronteira e ao interior do Rio Grande do Sul em homenagem à memória de Leonel Brizola, apoiou o lançamento do nome do deputado federal Vieira da Cunha como candidato a governador do Rio Grande pelo PDT nas eleições de 2014.  Lupi participou de reuniões com as direções municipais do PDT nos municípios da fronteira Oeste, realizada em São Borja, e também com as direções municipais de Santiago e Santa Maria (RS) – onde cumpriu agenda  acompanhado do presidente do PDT gaúcho, Romildo Bolzan, e parlamentares – inclusive o próprio Vieira da Cunha.

Em São Borja na sexta-feira (21/6) a noite, na sessão solene realizada na Câmara de Vereadores em homenagem a Brizola e, depois, na reunião organizada pela direção estadual do PDT com os integrantes dos diretórios municipais de municípios fronteiriços, Lupi ressaltou a importância do partido lançar um candidato próprio ao governo do Rio Grande do Sul ano que vem, assinalando que o melhor nome é o do deputado Vieira da Cunha.

Já em Santiago, neste sábado (22/6) pela manhã, acrescentou que embora o PDT participe do governo Tarso Genro, do PT, “acreditamos também que possamos ser uma opção para que o governo gaúcho volte o seu foco para a Educação, como aconteceu nas gestões de Brizola e Alceu Collares quando ocuparam o cargo de governador do Rio Grande do Sul”.

Falando a cerca de 150 militantes reunidos em Santiago, Lupi também falou de sua trajetória dentro do PDT, sempre ao lado de Brizola, e comentou as manifestações de rua que estão se multiplicando por todo país assinalando que “é preciso entender a voz da população – sem dissociar do grito das ruas a participação nas instituições políticas”, embora alguns manifestantes preguem exatamente o contrário.

Ao reiterar a defesa da candidatura de Vieira da Cunha, assinalou ainda que “ninguém tem maior compromisso com a educação pública no Rio Grande do Sul do que o PDT”, destacando a construção de mais de 6 mil escolas quando Brizola foi governador e, também, a prioridade que a Educação recebeu no governo de Alceu Collares. “O compromisso do PDT com a educação vem de 1958, quando Brizola inundou o Rio Grande do Sul de brizoletas“, enfatizou.

Depois de Santiago, junto com a direção do PDT gaúcho, Lupi se dirigiu a Santa Maria onde se reuniu com dirigentes do PDT local. Também lá, defendeu o nome do deputado Vieira da Cunha como candidato natural a governador pelo PDT.

“Vieira da Cunha é, sem dúvida, um dos melhores quadros nacionais do PDT por sua conduta e posicionamento exemplares –  tem DNA trabalhista, é brizolista e está preparado para comandar o Rio Grande do Sul”, enfatizou.

Participaram das reuniões deste sábado em Santiago e Santa Maria algumas das principais lideranças do PDT gaúcho, além de secretários de estado; mais o deputado federal Giovani Cherini, o ex-deputado federal Pompeo de Matos, prefeitos, vereadores e militantes do PDT.

A direção do PDT gaúcho está promovendo uma série de encontros e debates para discutir o posicionamento partido nas eleições de 2014, se lança ou não candidatura própria, que deverão somar 38 reuniões até o final do segundo semestre deste ano. Reuniões sob o comando do presidente estadual do PDT gaúcho, Romildo Bolzan Júnior, ex-prefeito do município de Osório (RS).

Tanto a reunião de São Borja, na sexta-feira, quanto a de Santiago, neste sábado pela manhã, tiveram transmissão “ao vivo” pela Rádio Legalidade.

OM – Paulo Ottaran/OM