Ciro segura nanossatélite em Centro Espacial Universitário na França

Por Silmara Cossolino
27/03/2018

Entre uma palestra e outra por universidades europeias, onde participa de um ciclo de debates, o presidenciável Ciro Gomes visitou na manhã dessa segunda-feira (26), em Montpellier, França, o Instituto de Sensoriamento Remoto, ligado à unidade mista de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), o Centro Espacial Universitário (CSU) e o Instituto de Eletrônica e Sistemas (IES).

O passeio pelo Centro Espacial Universitário foi oportuno para que Ciro pudesse conhecer, de perto, os trabalhos desenvolvidos por estudantes na área de tecnologia.

Em uma das ocasiões, Ciro teve a oportunidade de segurar, em escala real, um modelo de nanossatélite. De tecnologia sensível e extremamente importante para o futuro, o protótipo está sendo desenvolvido com o apoio de brasileiros que encontraram na França a chance de colocar em prática todo seu potencial.

“Isso mostra que devemos avançar no Brasil neste campo de estudo, pesquisa, desenvolvimento e produção. Temos inteligência, capacidade e criatividade. Investir em Ciência e Tecnologia é fundamental”, avaliou o pedetista.

Entusiasmado, Ciro concorda que o conhecimento gerado e a tecnologia desenvolvida são capazes de dar respostas para diversas questões que vão desde a agricultura, passando por meio ambiente e até tecnologia espacial e nanossatélites.

No CSU, toda estrutura é desenvolvida em cooperação entre o poder público e a iniciativa privada, fazendo com que o pais assuma o protagonismo em diversas áreas.

“O Brasil conta com algumas parcerias com o INPE e a Embrapa. No entanto, é consenso que o nosso país poderia desenvolver muito mais pesquisa e tecnologia”, disse Ciro.

“No Brasil, infelizmente, os investimentos em Ciência e Tecnologia são quase nulos. Isso se dá pela falta de compreensão de que o desenvolvimento tecnológico e de pesquisa gera um custo ínfimo no início, quando comparado aos seus resultados no futuro”, ressaltou.

A visita de Ciro pela cidade francesa se estendeu pela tarde, onde participou de um debate na Universidade de Montpellier sobre perspectivas futuras para um Brasil economicamente sustentável e socialmente responsável.

Em quase duas horas de apresentação, com direito a perguntas de estudantes, Ciro Gomes fez um balanço da situação política, econômica e fiscal do país, além de expor suas idéias enquanto candidato a presidente do Brasil.