Ciro, Lupi e Martha Rocha prestigiam inauguração do Espaço Multiuso Professor Loureiro, no Rio

Fábio Pequeno/PDT do Rio de Janeiro
22/08/2019

Nesta terça-feira (22), foi inaugurado, na sede da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini no Rio de Janeiro (FLB-AP), o “Espaço Multiuso Professor Loureiro”. A atividade contou com as presenças  do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, do vice-presidente nacional da legenda, Ciro Gomes, do secretário-geral nacional do partido, Manoel Dias e da deputada estadual Martha Rocha, pré-candidata à Prefeitura do Rio. Também marcaram presente vários representantes dos Movimentos do partido, militantes e convidados.

Com muita alegria e irreverência, Ciro Gomes e Carlos Lupi abriram as portas do espaço Multiuso Professor Loureiro e descerraram a placa em sua homenagem. Já no clima de festa, a roda de samba do PDT, comandada por Lisbeth Nunes, abriu o espaço com “Vou Festejar” da saudosa pedetista Beth Carvalho. Em seguida aconteceu apresentação de Hip-Hop em formato de Batalha de conhecimento do Projeto BR12, que enalteceu o projeto de educação de Brizola e Darcy Ribeiro em face ao sucateamento e aos cortes do orçamento do Ministério da Educação promovida pelo atual Governo Federal. “Eu voto em educação, mas outros só votam em armamento…”, Pac, integrante do Projeto BR12.

Para Lupi, o espaço foi pensado para fortalecer o projeto do PDT nas plataformas digitais e para ser mais uma frente para os jovens atuarem na política partidária.

“Nós vamos ter atividades diárias, vai ter um pessoal trabalhando no PDT Digital, com uma nova geração que a gente quer que venha pro PDT para fortalecer nossas fileiras. Vamos ter muitos Jovens. Não queremos carregando bandeiras, queremos protagonizando a história do Brasil”, bradou Lupi, que também explicou a simbologia do nome do espaço.

“Pra gente é um símbolo muito especial. Para quem não sabe, o nome é em homenagem ao Professor Loureiro, falecido há um ano, companheiro, amigo, meu professor. Era um homem de uma lealdade ao Brizola – foi tesoureiro adjunto –, a Getúlio [Vargas] que ajudou a fundar o PTB e, até a morte, a nós Pedetistas, a nós Trabalhistas. É uma história de vida muito linda e no anonimato. Nunca quis protagonizar nada. Sempre serviu a causa do Trabalhismo. Então, Professor Loureiro onde o senhor estiver, a honra do seu nome merece os aplausos de todos os Trabalhista”, termina.

Resistência e Luta
Segundo Ciro Gomes o espaço Multiuso Professor Loureiro é mais um local para resistir e lutar pelo Brasil. “Nós devemos nesse momento de confraternização, num espaço redesenhado, repaginado, bonito e que recebeu da generosidade do Lupi, o nome do nosso inesquecível Professor Loureiro, uma trincheira a mais e um encontro a mais da nossa militância”, aponta Ciro.

“E quero dizer, como sempre, de forma muita chata, que se a gente não consegue ser brilhante pelo mérito, que seja pela repetição, que o Brasil precisa desesperadamente entender que o problema nosso é tão grave, tão complexo que não é mais uma questão de ‘Chico’, ‘Manoel’ ou ‘Maria’ o assunto. Trocar ‘Chico’, ‘Manoel’ ou ‘Maria’ não resolveu ao longo dos últimos 25 anos, que nós fôssemos uma sociedade democrática do mundo, a pior a mais perversa, a mais desigual distribuição de renda entre todos os países do mundo. Essa desigualdade foi aprofundada porque nos alimentamos muitas ilusões: a ilusão populista é delas, talvez a mais perversa, que está produzindo seu último fruto, mas é um fruto tão extraordinariamente perigoso”, resumi Ciro.

Ele acrescentou que isso acontece porque o Brasil está industrialmente definhando. “Saímos de 30% no ano 80 para menos de 10% da nossa riqueza ser extraída da indústria hoje”.

E terminou convocando todos a lutar pela pátria. “Quero lembrar que a nossa luta está só começando, não se trata da gente ganhar a presidência da república, trata-se neste momento de salvar o Brasil do desastre maior”.

Núcleos de Base

Manuel Dias convocou todos a utilizarem o novo espaço para ajudar na formação dos Núcleos de Base.

“Que este local sirva para formação de Núcleos de Bases, para debates e discussões. Nós temos o melhor candidato à presidência da república, o mais preparado, o mais competente e que tem uma proposta real de recuperação nacional. Nós temos que construir pelo Brasil afora a organização do nosso partido para eleger Ciro Gomes”, analisou Manoel.

De acordo com Martha Rocha, é um privilégio estar sob seu comando de Carlos Lupi “o líder que protagoniza o sonho de Brizola”.

“O PDT capitaneado por Lupi é a resistência dos direitos do povo brasileiro… O PDT é um projeto de resistência. O PDT não disse ‘sim’ as vantagens eleitorais, pelo contrário, manteve firmes os seus compromissos. E quando a gente chega aqui, encontra Getúlio Vargas, o abraço fraterno de Brizola e Niemeyer, olha para Jango, olha pra Darcy, vê Ciro, Manoel Dias e Lupi a gente sabe que está do lado certo, a gente sabe que está do lado do povo brasileiro”, afirma Martha.

O Bloco Carnavalesco “Órfão do Brizola” fechou o evento com o samba “Educação Sem Mordaça”, apresentado este ano no carnaval. ““Brava gente Brasileira, vem brincar o carnaval, aqui não entra reaça, sai pra lá com essa mordaça”.