Escola de Candidatos: Ciro Gomes fala sobre os desafios das eleições de 2020


PDT - São Paulo
16/07/2019

O vice-presidente nacional do PDT, Ciro Gomes, apresentou, nessa segunda-feira (15), no Sindicato dos Engenheiros do estado de São Paulo, a primeira aula do projeto “Escola de Candidatos” – curso de formação política realizado pela Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (FLB-AP) e pelo PDT de São Paulo – para novos líderes que integrarão a chapa de vereadores do partido na eleição de 2020.

Com perguntas e respostas, Ciro Gomes falou para mais de 400 inscritos sobre as dificuldades de se estruturar uma campanha, como atingir o eleitorado, técnicas e pontos que ele considera cruciais para quem pretende entrar no mundo político, extremamente polarizado e manchado como o do Brasil de hoje.

“Assistir meu país ser destruído nos últimos meses me fez assumir o compromisso de sair às ruas para lutar. Parar não é uma opção mais. Os tempos atuais pedem três coisas: exemplo, debate e militância” afirmou Ciro Gomes.

Na ocasião, estiveram presentes Nelson Marconi, presidente da FLB-AP de São Paulo e um dos idealizadores do projeto, Manoel Dias, presidente nacional da FLB-AP, Antonio Neto, presidente do PDT na capital, Airton Amaral, secretário- geral do PDT no estado e Gleides Sodré, presidente da Ação da Mulher Trabalhista de São Paulo (AMT-SP).

Nelson Marconi destacou a importância do novo curso para formação de candidatos com a cara do partido. “É um momento histórico ver essa sala lotada para começarmos a formação de candidatos realmente do PDT, com cara e propósitos do PDT”.

Já Alessandro Rodrigues afirmou que, não haverá mais espaço dentro do PDT para políticos de passagem e interesses conflitantes com as raízes no trabalhismo de Getúlio Vargas, Jango, Brizola e Ciro Gomes.

Os pré-candidatos da comunidade negra, movimentos feministas, lideranças de religiões de matriz afro e LGBTQI+ também estiveram presente na aula com a pauta progressista e desenvolvimento nacional como forma de retomar o país para seus cidadãos.

Escola de Candidatos

O curso oferece conteúdo de formação sobre a história do PDT, além de apresentar o sistema político-partidário brasileiro; a estrutura jurídica da República brasileira; aspectos socioeconômicos do Brasil; a realidade da atividade legislativa; princípios do comportamento humano e os desafios das eleições, incluindo estratégias de marketing e financiamento de campanha.

Foram disponibilizadas 150 vagas para o curso presencial que é voltado para os candidatos pelo PDT e será realizado toda segunda-feira à noite, na sede do PDT de São Paulo.

Os não-candidatos e interessados no curso poderão acompanhar pelo canal do YouTube através das transmissões que ocorrerão simultaneamente às aulas na sede da capital.