Ciro Gomes alerta contra entrega do Banco Central

Wellington Penalva
03/11/2020

Ciro Gomes, vice-presidente nacional do PDT, publicou hoje (3) um vídeo em suas redes sociais em que alerta a população brasileira sobre a proposta de autonomia do Banco Central (BC), em tramitação no Senado. “Não permitam essa irresponsabilidade de entregar o comando da economia brasileira a cinco bancos”, disse o pedetista. A votação da matéria está prevista para esta tarde.

Em cinco minutos de vídeo, Ciro acusa que o momento para votar a proposta é inapropriado – expõe o cenário nacional: pandemia, carestia nos supermercados, eleições, alta da inflação –, faz apelo aos senadores e pede para que a população exija uma atitude dos seus parlamentares. “Espero que a maioria dos senadores honrados, patriotas, comprometidos com o povo brasileiro, tenha a prudência, a decência e o mínimo de responsabilidade de não votar, pelo menos sem antes esclarecer ao povo brasileiro”, afirmou.

De forma didática, Ciro explicou o que significa um BC autônomo. “Autonomia do Banco Central na prática é assim: você e eu poderemos eleger qualquer pessoa para presidente da República, mas, a partir desta deliberação, o presidente da República do Brasil, mesmo que seja eleito por 100 milhões de pessoas, não terá controle sobre a taxa de jurus, o endividamento do setor público, a taxa de câmbio, ou seja, o valor da nossa moeda em comparação com as moedas estrangeiras, especialmente o dólar”.

O vice-presidente do PDT alerta que, com a autonomia do BC, os cinco bancos que concentram 85% de todas as transações financeiras do país passariam a controlar a política econômica nacional. “Com essa providência do Senado, fim de linha, nós estaremos entregando todo o controle da política econômica brasileira aos cinco barões da banca financeira brasileira e, pior, à clandestinidade do interesse estrangeiro”, sentenciou.

Ciro disse ainda que é necessário “estabelecer que o Banco Central brasileiro seja como todo Banco Central sério do mundo, responsável por combater a inflação, mas também pelo nível de emprego, o nível de atividade econômica e o ambiente da renda do povo brasileiro”.

Confira o vídeo abaixo.