Ciro Gomes fala sobre compromisso com a democracia no debate da Record


Silmara Cossolino
01/10/2018

A democracia foi um dos temas discutidos durante o debate da TV Record, realizado na noite deste domingo (30), em São Paulo.

“Temos que afirmar nosso compromisso com a democracia. O Brasil não aguenta mais essa radicalização”, disse o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes. “Sou ficha limpa, tenho experiências e boas propostas para unir o Brasil”, afirmou.

Em determinado momento do debate, o presidenciável questionou a proposta de se convocar uma Constituinte. De acordo com Ciro, as reformas precisam ser feitas seguindo os ritos no Congresso, sendo que não existe poder constituinte no presidente da República.

Ainda segundo o pedetista, somente o Congresso tem o poder para chamar uma Assembleia para mudar a Constituição.

“As constituições nasceram para frear a prepotência dos poderosos. Elas precisam ser respeitadas e estão a serviço do povo. As reformas têm que ser feitas pelos ritos que elas estão”, disse. “Eu quero seguir a democracia porque esse é meu compromisso de vida”, reiterou.

Durante o debate, o candidato também falou de seus projetos, em especial na área da educação. Disse que o Brasil precisa se debruçar sobre propostas, sendo necessário discutir o ensino em tempo integral para afastar os jovens da violência.

“Educação para mim é uma experiência de vida. Uma em cada três escolas de nível médio no Ceará é em tempo integral. Essa é a minha proposta.”

Em suas considerações finais, fez um pedido ao eleitorado brasileiro.

“Eu peço uma oportunidade, examine meu programa, minha vida. Eu quero governar para os mais pobres. Eu sou o candidato menos rejeitado, mas para isso preciso de seu voto já no primeiro turno para mudar esse País.”