Ciro Gomes diz que vai trocar política de preços da Petrobras


Por Silmara Cossolino
19/09/2018

O candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, participou na manhã desta quarta-feira (19), em São Paulo, de sabatina na Rádio CBN. Durante o programa, o pedetista falou sobre a política de preço dos combustíveis.

“Eu vou trocar a política de preços da Petrobras. A política de preços da Petrobras vai ser o custo brasileiro em real, mais a rentabilidade que ela precisa ter para amortizar capital, pagar suas dividas e reinvestir”, disse.

Ciro disse que o Brasil tem quarenta por cento da capacidade de refino de gasolina, óleo diesel e gás parados e criticou o fato de comprar gasolina dos Estados Unidos.

“O Brasil tem uma fábrica de fazer diesel, que pode produzir cem litros por hora. O País está produzindo 60 e comprando 40 litros de óleo diesel de cada cem dos Estados Unidos”, disse.

“O Brasil pode ser um grande exportador de polímeros, de derivados de petróleo, e vai virar importador. Com que dólar vamos pagar isso?”, questiona.

O pedetista também disse que pretende chegar à Presidência da República unindo o Brasil sem extremismo e que levará ao seu governo as práticas exitosas obtidas no estado do Ceará, como creche em tempo integral.

“Eu quero levar para o Brasil as boas experiências de sucesso de um estado pobre e humilde – que é o Ceará, conseguiu fazer. Por exemplo, colocar nossas crianças de zero a três anos em creche de tempo integral. Das cem melhores escolas fundamentais do Brasil, 82 estão no Ceará. É isso que quero levar para o Brasil”, disse.

Ciro também falou de seu Programa Nome Limpo, que vai ajudar a tirar o nome das pessoas que estão negativadas no SPC. Ele explicou que são 63 milhões de brasileiros com o nome sujo e isso colapsa a principal máquina de desenvolvimento, que é o consumo das famílias.

“Se as famílias não consomem, o comércio não vende e a indústria não produz. Eu preciso restaurar esse motor porque quero gerar empregos para o Brasil”, disse.