Ciro Gomes destaca potencial do setor de turismo para geração de empregos

Foto: Victor Schneider

21/05/2018

“O setor do turismo explode no Brasil como o maior potencial em matéria de geração de trabalho e oportunidades de emprego”. A afirmação foi feita pelo pré-candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, na última sexta-feira (18), durante participação no Congresso Nacional de Hotéis 2018 (Conotel), que reuniu representantes do setor turístico de todo o País, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

De acordo com Ciro Gomes, num momento em que mais de 13 milhões de brasileiros estão desempregados e outros 34 milhões estão na informalidade, o setor de serviços, especialmente a atividade turística, tem potencial para ser o gerador mais imediato de empregos em todo o Brasil.

Ciro Gomes também destacou a necessidade da discussão sobre os aplicativos de hospedagem, que não pagam impostos nem geram empregos, mas têm ampliado muito sua participação no mercado do turismo.

“É preciso que o Brasil tome pioneiramente o caminho de discutir essa questão para que se equilibrem as condições de competir e para que a geração de emprego não seja sacrificada”, defendeu.

O pré-candidato voltou a falar também sobre a necessidade da construção de um projeto nacional de desenvolvimento, que estimule a reindustrialização do Brasil e coloque o País novamente no caminho do desenvolvimento.

“O Brasil precisa celebrar um novo projeto nacional de desenvolvimento. O caminho é reindustrializar o País, tem muitas áreas nas quais o Brasil tem capacidade de virar o jogo, por exemplo, o petróleo. Não há nenhum sentido de o Brasil exportar petróleo bruto e importar gasolina, óleo diesel do estrangeiro”, afirmou, lembrando ainda que é preciso fazer o mesmo com a área da saúde, fazendo com que o País produza internamente insumos e equipamentos que atualmente são todos importados.