Ciro assina compromisso com Abrinq para priorizar políticas para o bem-estar de crianças

Foto: Keiny Andrade

Agência Brasil/PDT Nacional
25/08/2022

Pedetista destacou que diretizes da entidade são contempladas em seu Plano Nacional de Desenvolvimento

O candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, assinou hoje (25), em São Paulo, o termo de compromisso “Presidente amigo da criança”, da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) no qual se compromete a, se eleito, priorizar políticas públicas destinadas ao bem-estar de crianças e adolescentes.

Acompanhado do senador Aldo Rebelo, candidato a reeleição ao Senado pelo PDT, de Antonio Neto, candidato a deputado federal pela leganda, e Marconi Perilo, coordenador do programa de governo do presidenciável, Ciro demonstrou satisfação em assinar o documento que ele conhece e cujas diretrizes contemplam aspectos centrais do seu plano de Governo.

“Me compromento com entusiamo, alegria e com a profunda intensão de ser, de fato, na prática, um amigo da criança como presidente da república. Vou assinar o documento com muito entusiasmo. Já conheço as linhas fundamentais  e são abosluamente agasalhadas no meu Plano Nacional de Desenvolvimento”, afirmou Ciro.

Uma propostas do PND e que estão alinhadas com o documento da Abrinq é a de priorizar a educação pública brasileira, adotando, em todo o País, o modelo bem-sucedido e de referência do Ceará, transformand0-a em uma das dez melhores do mundo em um prazo de 15 anos.

‘Padrão chinês’ contra desidustrialização

No encrontro com os diretores da organização, Ciro aproveitou o ato para voltar a criticar a política industrial de comércio exterior, associando-a ao fechamento de fábricas brasileiras ao longo das últimas décadas. Ao defender que é papel do Estado proteger os produtores brasileiros sem desestimular a concorrência internacional, o pedetista citou os “padrões chineses” como “referência” em termos de estímulo à modernização tecnológica do parque industrial e ao empreendedorismo.

“O Brasil, que já teve 600 fábricas de brinquedos, perdeu 200 [nos últimos anos]”, comentou Ciro, antes de ser informado pelo presidente da Abrinq, Synésio Batista da Costa, de que, atualmente, apenas metade dos brinquedos vendidos no país é produzida no Brasil. Os outros 50% são comprados da China.

“Isto não é incompetência. É porque o projeto de Brasil, há muito tempo, desertou da tarefa de criar um ambiente de negócios favorável a quem produz e a quem trabalha”, acrescentou Ciro Gomes, prometendo, se eleito, “transformar o atual ambiente de negócios hostil aos empreendedores em um ambiente estimulante”.

Agenda o presidenciável desta terça-feira em São Paulo incluiu entrevista para a Rádio e TV Jovem Pan pela manhã.

Confira reunião de Ciro Gomes com da Abrinq:

Agenda Ciro Gomes 26/8

10h30: Sabatina O Globo / CBN / Valor

Juiz de Fora (MG)

17h: Encontro com lideranças em Juiz de Fora (MG). Hotel Ritz. Endereço: av. Barão do Rio Branco, 2.000, Centro