Ciro estima que iminente crise hídrica pode gerar “apagão” no Brasil


Da Redação
31/05/2021

Emprego, renda e produção serão os principais eixos afetados pela omissão do governo Bolsonaro

A gravidade da iminente crise hídrica nacional foi alertada pelo pré-candidato a presidente da República pelo PDT, Ciro Gomes, em vídeo divulgado em suas redes sociais, nesta segunda-feira (31). Para o ex-governador do Ceará, a causa determinante do possível “apagão” é a omissão do governo Bolsonaro.

“Dentro de muito pouco tempo, o Brasil vai enfrentar uma crise hídrica que afetará nosso sistema elétrico nas mesmas proporções, ou maior, que a crise de 2001”, criticou.

“Ela vai trazer impacto negativo na produção, no emprego e na renda, com mais sofrimento à população. E, provavelmente, novo racionamento, com tudo de ruim que isso significa”, acrescentou.

Em uma reedição da grave limitação energética após 20 anos, que é resultado da associação de falta de investimentos em geração e transmissão com redução drástica do volume dos reservatórios das hidrelétricas, o país foi induzido pelo governo federal a dois cenários: racionamento e blecaute.

“Enquanto a crise se aproxima, o que faz Bolsonaro? Nada. Apenas a acelera com a negociata da privatização criminosa e escandalosa da Eletrobrás. Uma privatização obscura e às escuras, como tudo do seu governo”, explicou.

“Ou a gente impede este crime ou mergulharemos em um apagão político e moral de proporções gigantescas”, finalizou.

Confira a íntegra do vídeo aqui.