Ciro destaca a importância de políticas de agronegócio no Tocantins

Foto: Leo Canabarro

Por Silmara Cossolino
24/08/2018

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, participou na manhã desta sexta-feira (24), em Palmas, capital do Tocantins, de um encontro com lideranças políticas e empresariais da economia local. Ao lado de sua vice, a senadora Kátia Abreu, e do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, Ciro apresentou suas propostas de governo.

Em seu discurso, o pedetista destacou a importância do Tocantins e da região do Matopiba – formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

“Estamos vendo a Kátia Abreu falar desse xodó, que é o Matopiba, que ela conhece tão bem e eu também. Não há razão para o País impor ao seu povo sofrimento e medo”, disse, referindo-se à capacidade de produção da fronteira agrícola a ser explorada.

Ciro também falou da necessidade de mudança e fez seu apelo ressaltando dados macroeconômicos, dentre os quais, do desemprego – 13,7 milhões de brasileiros; além dos 32 milhões que estão na informalidade. Reiterou os 63 milhões de brasileiros que estão com o nome no SPC, vítimas da crise, e que foram fechados nos últimos três anos 220 mil pontos de comércios e 13 mil indústrias.

Ainda com viés no agronegócio, Ciro mencionou o impacto do subsidio no crédito. Segundo ele, a ideia de se fazer um choque liberal no Brasil, liquidaria o agronegócio em doze meses.

“Ora, o crédito no Brasil é o mais caro da Terra. E por que estamos destruindo a indústria, o comércio? Por causa do juro. E por que o agronegócio sobrevive? Porque o agronegócio paga a conta do estrangeiro do Brasil, carrega o país nas costas e conquistou com a liderança de Kátia Abreu, por exemplo, com o subsidio ao crédito”, disse.

Já a senadora Katia Abreu, em seu discurso, tocou em pontos que o estado do Tocantins anseia. Dentre eles, mencionou a região do Matopiba.

“Queremos desenvolver a mineração. Não tivemos ainda nenhum planejamento nacional, de um governo que pudesse fazer essa busca como um potencial de geração de renda e emprego”, disse, destacando também o turismo.

“É difícil um estado que não está a beira mar e que tenha tantas novidades e tantos pontos turísticos, como nós temos. Dos cinco maiores rios que o Brasil tem – nós temos dois, que é o Araguaia e o Tocantins. O Jalapão, as nossas cavernas, as nossas grutas, nossos lagos naturais, temos uma infinidade de pontos turísticos a serem desenvolvidos em várias cidades dos estado”, ressaltou.

Kátia Abreu também falou da agricultura familiar, por ser importante no estado, mas ponderou que os produtores rurais – médios e grandes – trabalham sem nenhuma política pública de combate à pobreza.

“Eu fiz toda essa explanação, mas, quero dizer que, antes do Ciro Gomes me escolher candidata a vice, eu escolhi ele pra ser meu presidente antes. Eu estou nessa campanha para eleger Ciro Gomes porque eu acredito que é o único nome que nos dá esperança verdadeira de mudança”, finalizou.