Ciro aciona Roberto Jefferson na Justiça por divulgação de fake news


Da Redação
06/05/2021

Postagem de vídeo manipulado, no Twitter, pode caracterizar crime de difamação

Nessa quarta-feira (5), o vice-presidente nacional do PDT, Ciro Gomes, apresentou na Justiça do Distrito Federal uma interpelação judicial contra o ex-deputado federal Roberto Jefferson pela divulgação de uma fake news, na última terça-feira (4), em conta pessoal no Twitter. De acordo com verificação da Agência Lupa, realizada em outubro de 2020, o vídeo da postagem é manipulado, o que pode ser caracterizado como crime de difamação.

A petição transcreve parte da publicação da Lupa, com relato de que o conteúdo do referido vídeo é, na verdade, o resultado de uma montagem que reuni conversas interceptadas pela Polícia Federal (PF), estabelecidas entre membros de facções criminosas, com trechos de uma entrevista concedida por Ciro ao humorista Maurício Meirelles em 2019. A edição passa a impressão de que o pedetista   – atual pré-candidato do PDT à Presidência da República  – estaria conversando com o integrantes do Comando Vermelho, o que não é verdade.

Apesar da exclusão do conteúdo, a interpelação relata ainda que Roberto Jefferson “agiu com o cerne de promover uma suposta ligação do Senhor Ciro Ferreira Gomes com facções criminosas, especificamente sob a linha narrativa de que o ora Interpelante estaria a promover torturas em conluio com pessoas de índole criminosa”.

Como encaminhamento, Ciro requer “a determinação de notificação no prazo legal” do político “para prestar as explicações necessárias, em especial para esclarecer se houve equívoco nas alegações explicitadas”.

Para acessar a petição na íntegra, clique aqui.