Cid Gomes defende criação de piso salarial para a enfermagem

Ascom Cid Gomes
23/04/2021

O senador Cid Gomes (PDT-CE) participou, nessa quinta-feira (22), de reunião virtual com a vereadora de Fortaleza Enfermeira Ana Paula (PDT) e com a presidente do Sindisaúde, Marta Brandão. Ele se comprometeu com a categoria dos enfermeiros em conversar com demais líderes partidários do Senado Federal para que o projeto de lei nº 2.564/2020, que estabelece piso nacional para a enfermagem, seja pautado para votação. “É o mínimo que podemos fazer para retribuir o que vocês têm feito pelos brasileiros”, afirmou Cid.

O projeto, de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), define piso de R$ 7.315,00 e estabelece que, para jornadas semanais acima das 30 horas, o valor terá que aumentar proporcionalmente. De acordo com a vereadora Ana Paula, essa é uma luta antiga da categoria, mas as tentativas anteriores de estabelecer um piso nacional nunca obtiveram sucesso no Congresso Nacional.

Desta vez, o presidente do Senado já designou a senadora Zenaide Maia (PROS-RN) como relatora, mas como as comissões não estão funcionando em razão da pandemia da Covid-19, a matéria precisa ser pautada para apreciação pelo plenário do Senado. Cid Gomes se comprometeu em ajudar nessa articulação conversando com os líderes da Oposição, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP); do PSB, senadora Leila Barros (PSB-DF); do Cidadania, senador Alessandro Viana; do bloco Senado Independente, senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) e com o próprio Contarato, que é o autor do projeto e também é líder da Rede.

Na avaliação do senador, o momento é extremamente oportuno para que o projeto seja apreciado, mas alertou os representantes da categoria que eles precisam estar preparados para a possibilidade de ter que negociar alguns termos da proposta, para que ela seja aprovada sem muitas dificuldades.

Cid também avaliou que seria importante a articulação dos enfermeiros com os demais líderes partidários do Senado e com instituições como o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).