Centenário de João Goulart – Centro de Memória Trabalhista produz obras que homenageiam o ex-presidente

Ester Marques
19/03/2019

O PDT e o Centro de Memória Trabalhista da Fundação Leonel Brizola Alberto Pasqualini (FLB-AP) tem produzido uma série de materiais em homenagem aos 100 anos do nascimento do ex-presidente João Goulart. Lançadas desde 1° de março, as obras trazem fatos importantes da vida e da trajetória política do líder trabalhista.

O material é composto por cartilhas e banners que retratam a luta do ex-presidente pelo desenvolvimento do Brasil, principalmente pelas tão almejadas reformas de base, apresentadas no histórico Comício da Central do Brasil, em 1964.

Também estão sendo lançados gradualmente, durante os próximos meses, vários vídeos com depoimentos de amigos, familiares e lideranças políticas que conviveram e participaram de momentos marcantes ao lado de Jango.

Dentre os depoimentos mais valiosos está o da ex-primeira dama, Maria Thereza Goulart que, além de definir o homem João Goulart, sob a sua perspectiva, também declara sentir falta de homens com a força e coragem de Jango.

“Ele era uma pessoa profundamente equilibrada e muito bem intencionada, de muito caráter e dignidade. Tinha um projeto social muito grandioso, no exercício da presidência; e, por isto, foi derrubado. Ele pensava grande e tinha grandes projetos para o Brasil, porque era um brasileiro à frente do seu tempo”.

Abaixo, confira o depoimento completo da ex-Primeira Dama, Maria Thereza Goulart.