Centro de Memória realizará seminário em homenagem ao centenário de Celso Furtado


Centro de Memória Trabalhista
29/06/2020

O PDT e a Fundação Leonel Brizola- Alberto Pasqualini (FLB-AP) em conjunto com o Centro de Memória Trabalhista irão promover o Seminário Nacional em comemoração ao centenário de nascimento do economista Celso Furtado. O evento, que será transmitido pelo Youtube, acontecerá nos dias 1,2,6 e 7 de julho e terá participação de Manoel Dias, presidente nacional da FLB-AP, Carlos Lupi e Ciro Gomes, presidente e vice-presidente nacional do partido, além de grandes nomes de referência nacional que irão debater o legado e a obra de Celso Furtado.

História 

Oriundo do alto sertão da Paraíba, Pombal, Celso Monteiro Furtado nasceu no dia 26 de julho de 1920. No final da década de 1930, muda-se para o Rio de Janeiro e começa a estudar Direito. Em 1945, retorna da Itália onde serviu como aspirante a oficial da FEB e decide ser economista, ao invés de advogado, como seu pai.

Muda-se para Paris, França, para estudar Doutorado em Economia e retorna ao Brasil, novamente, de onde parte para o Chile, para integrar-se à Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), órgão da recém-criada Nações Unidas. Seu primeiro livro: “A economia brasileira” é publicado em 1954, e três anos depois, em 1957, a obra “Formação econômica do Brasil”, seu livro mais difundido no Brasil e traduzido em nove línguas.

Em 1958, de volta ao Brasil, assume uma diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDE) e é nomeado pelo presidente JK interventor no Grupo de Trabalho do Desenvolvimento do Nordeste (GTDN). Em 1960 o Congresso Nacional aprova a lei que cria a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) sediada em Recife-PE, e Celso Furtado é nomeado seu superintendente, onde foi reconfirmado no cargo do governo do presidente Jânio Quadros, e posteriormente, no governo trabalhista de João Goulart.

Se tornou, em 1962, o primeiro titular do Ministério do Planejamento no governo Jango e elabora o Plano Trienal, com o objetivo de combater a inflação vigente na época.

Com o golpe civil-militar de 1964 que levou os militares ao poder até 1985, Celso Furtado exila-se nos Estados Unidos, e depois na França onde leciona na Sorbonne durante vinte anos. Visita o Brasil pela primeira vez depois do exílio, em 1968, e durante a década de 1970 viaja, como membro das Nações Unidas, por diversos países da África, Ásia e América Latina.

Após 1979, com a lei da anistia, retorna ao Brasil com frequência e, em 1985, Tancredo Neves convida-o para colaborar com o novo governo que está para se formar. Nomeado embaixador do Brasil, em Bruxelas, em 1988 volta ao Brasil.

Durante a década de 1990, a carreira de Celso Furtado divide-se em diversos organismos internacionais, sempre ligados ao desenvolvimento econômico dos países subdesenvolvidos.

Em 1997 é eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL) e ocupa a cadeira deixada por Darcy Ribeiro, em decorrência do seu falecimento naquele ano.

Marca registrada de Celso Furtado é o desenvolvimentismo nacional e a sua visão das desigualdades do Brasil, o que o elevou a um dos maiores pensadores e economistas do século XX.

Programação do Seminário 

Dias: 1,2,6 e 7 de julho de 2020.

Painel I – 14h
Dia: 01
Tema: Vida e Obra.
Mediação: Manoel Dias – Presidente da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini.
• Rosa Freire D´Aguiar
Jornalista, Tradutora e Sócia fundadora do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.
• Roberto Saturnino Braga
Ex-Senador da República e Presidente do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento.
• Cidoval Morais de Sousa
Ph.D pela UFSCAR em Sociologia da Ciência e da Tecnologia e um dos organizadores da trilogia “Celso Furtado- A esperança Militante”

Painel II – 19h
Dia: 02
Tema: Atualidade do Pensamento de Celso Furtado.
Mediação: Antônio Neto – Presidente licenciado da CSB e Membro da Executiva Nacional do PDT
• Mauro Filho
Ph.D em Economia pela Universidade Vanderrilt, Nashville, TN e Deputado Federal (PDT-CE).
• Luiz Gonzaga Belluzzo
Doutor em Economia e Professor na Unicamp.
• Nelson Marconi
Doutor em Economia e professor na FGV/SP e Vice-Presidente da FLB-AP/SP

Painel III – 19h
Dia: 06
Tema: Desenvolvimentismo de Celso Furtado
Mediação: Deputado Federal Wolney Queiroz (PDT-PE)
• Flavio Ataliba
Doutor pela FGV/RJ, Pós-Doutor pela Universidade de Harvard, Professor da Universidade Federal do Ceará e Secretário Executivo de Planejamento e Orçamento do Ceará.
• Ricardo Bielschowsky
Doutor em Economia pela Universidade de Leicester, Inglaterra, e Professor na UFRJ.
• José Augusto Ribeiro
Jornalista e escritor. Autor da Trilogia “A Era Vargas”.

Painel IV – 19h
Dia 07
Tema: O papel de Celso Furtado no desenvolvimento do Nordeste.
Mediação: Carlos Lupi – Presidente Nacional do PDT
• Tânia Bacelar
Doutora em Economia pela Universidade de Paris, Parthenon- Sorbonne e Professora Emérita da Universidade Federal de Pernambuco.
• Flávio Dino
Governador do Maranhão.
• Ciro Gomes
Ex-Ministro da Fazenda e da Integração Nacional e Vice-Presidente Nacional do PDT