Centenário de Doutel de Andrade: Centro de Memoria Trabalhista resgata discursos históricos 


Por Bruno Ribeiro / FLB-AP
16/11/2020

Cem anos. Nesta terça-feira (17), Doutel de Andrade, um dos símbolos do trabalhismo, estaria completando um marcante ciclo. Em homenagem ao simbolismo do seu centenário, o Centro de Memória Trabalhista (CMT) lançou uma série de podcasts com discursos históricos do ex-deputado federal, ex-vice-governador de Santa Catarina e fundador do PDT. 

Até o próximo dia 21, memoriáveis manifestações do também advogado jornalista estarão disponíveis gratuitamente nas plataformas de áudio, incluindo Anchor, Apple Podcasts, Spotify e Google Podcasts, bem como nas demais redes sociais do CMT, que agregam ainda o Facebook e Instagram.

No primeiro episódio, o comunicado da adesão do III Exército à Campanha da Legalidade, em 29 de agosto de 1961. Na oportunidade, a mobilização liderada pelo então governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, ganhou novo respaldo para garantir a posse do então vice-presidente, João Goulart (Jango) e evitou a primeira tentativa de golpe militar. 

A sequência ainda resgata momentos como a homenagem póstuma ao presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em 1963; a crítica à imposição do anúncio da vacância de Jango no cargo de presidente, em 1964, e a análise, em 1989 – já no período democrático e pelo PDT -, da cassação do seu mandato de deputado federal, que foi efetivada, 33 anos antes, pelo segundo Ato Institucional (AI-2). 

Para o coordenador do CMT, que é vinculado à Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP), o novo projeto complementa o conjunto de ações de exaltação da memória do líder pedetista, que inclui a cartilha (confira aqui). 

“Doutel é um ícone que inspira o partido desde a sua criação. Em todas as suas áreas de atuação, sempre foi protagonista e exemplar. Apesar das limitações impostas pela pandemia, o PDT segue fazendo questão de prestigiar e exaltar seus líderes”, afirma Matthiesen.

Confira aqui o primeiro programa.

Programação completa: 

16/11 – Episódio 1: Comunicado do III Exército 

1711 – Episódio 2: Homenagem ao presidente americano, John Kennedy;

18/11 – Episódio 3: Na Câmara dos Deputados, discussão de Doutel com Paulo de Tarso, ex-ministro de Jango, e Arnaldo Cerdeira, deputado da Arena;

19/11 – Episódio 4: Análise sobre a cassação do mandato de deputado federal;

20/11 – Episódio 5: Denúncia sobre o golpe militar de 64;

21/11 – Episódio 6: Discurso, como parlamentar do PDT, na Câmara.