Carlos Lupi relembra os 89 anos da conquista do voto feminino garantido por Getúlio Vargas

Por Bruno Ribeiro / PDT-RJ
24/02/2021

Direito representa, segundo o presidente nacional do PDT, a luta por representação e igualdade

Hoje é celebrado o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, viabilizada por meio de decreto, em 24 de fevereiro de 1932, pelo então presidente da República, Getúlio Vargas. Para exaltar a data, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, destacou, em postagem nas redes sociais, que, para ele, essa é uma “conquista ímpar da luta feminina por representação e igualdade”.

“Meus parabéns a todas as mulheres por este dia e conquista, e que possamos seguir caminhando para que tenham ainda mais presença e ação na vida política e na construção do Brasil que queremos”, afirmou, ao mostrar, na foto (confira, ao final), um disco de vinil em homenagem ao simbólico trabalhista, que conta com a participação da cantora e militante, Beth Carvalho, e assinatura de Leonel Brizola na contracapa.

Assinado no Palácio do Catete, à época, sede presidencial do Governo Federal, no Rio de Janeiro, o ato marcou a criação do código eleitoral, onde também instituiu o voto secreto majoritário e a Justiça Eleitoral.

Panorama

Apesar dos avanços, o ex-ministro do Trabalho e Emprego e deputado federal indicou que o País ainda demanda de novos progressos dentro do fortalecimento do histórico processo democrático.

“89 anos depois ainda temos muito o que avançar, mas certamente o legado trabalhista é um farol, que aponta para o caminho de Brasil que devemos seguir na busca por desenvolvimento, equidade e justiça social”, justificou.

Veja o registro, no Facebook: