Carlos Lupi: “O Trabalhismo é a voz do povo brasileiro”


Por Bruno Ribeiro/FLB-AP
19/06/2020

O presidente nacional do PDT participou da aula inaugural do curso de formação da JS

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, participou, nesta sexta-feira (19), da aula inaugural do curso de formação virtual da Juventude Socialista (JS). Intitulado “O Dever da Esperança – a história e a atualidade do trabalhismo”, o curso gratuito é dividido em dois módulos e reunirá palestrantes, ao longo dos próximos meses, para abordar as temáticas da corrente de pensamento.

Ao valorizar o legado construído a partir de lideranças históricas, como Getúlio Vargas, João Goulart, Alberto Pasqualini e Leonel Brizola, Lupi debateu com o presidente nacional da JS, William Rodrigues, a importância da atuação combativa do trabalhismo na defesa dos interesses populares e nacionalistas.

“Nós temos a ligação popular enraizada desde a alma de Getúlio Vargas e construída pelos braços de Leonel Brizola. Isso é o trabalhismo, com sua vertente corajosa e transparente para transformar a sociedade brasileira. Com muita luta, estamos cumprindo nosso papel”, afirmou o ex-ministro do Trabalho e Emprego.

Para o presidente da sigla, Getúlio é a síntese “de um povo que quer sua libertação” e, diante da sua importância, considera que o Brasil “se discute antes e depois da Era Vargas”.

“Temos uma trajetória focada na realidade do povo. Nossa visão é humanista. Getúlio criou as leis trabalhistas e fortaleceu o processo sindical, além de ter colocado João Goulart no Ministério do Trabalho, que ofereceu um aumento de 100% do salário mínimo”, acrescentou.

Depois de relatar todo o processo trabalhista de proteção dos princípios democráticos, considerando marcos como o suicídio de Vargas, em 1954, e a campanha da legalidade desencadeada por Brizola, em 1961, Lupi ratifica todo o simbolismo defendido pelo ex-governador pedetista no fortalecimento da bandeira considerada primordial: a educação.

“Foram 6 mil escolas, no Rio Grande do Sul, e 503 CIEPs, no Rio. No formato de tempo integral, os ‘brizolões’ eram bonitos, amplos e completos para permitir consciências independentes”, recordou, indicando os 16 anos do falecimento de Brizola, no próximo domingo (21): “As ideias não morrem, pois germinam nos nossos corações.”

Conexão

Para William Rodrigues, não é possível contar a história brasileira sem falar da representatividade do trabalhismo e da juventude no processo de evolução nacional.

“Estamos disputando a narrativa para mostrar todo nosso legado. O Ciro Gomes consegue fazer essa conexão com o novo momento da nação. E o curso se encaixa como ferramenta para mostrar as estruturas da nossa linha ideológica, que se origina em Vargas e Pasqualini, até o projeto de desenvolvimento atual”, relatou, ao ser confirmado por Lupi: “Ciro está mostrando o mesmo amor à causa do trabalhismo, tanto que está até parecido fisicamente com Brizola. É instrumento corajoso da nossa causa”.

Sobre a representatividade eleitoral, William explica que a JS está mobilizando os quadros para ter cada vez mais presença em todos as disputas, inclusive com a contribuição da plataforma “Juventude na Urna”.

“Vamos disputar corações, mentes e territórios em cada canto do nosso país. É a face do trabalhismo na questão eleitoral para ampliar nossas bancadas representativas. Assim, conseguiremos construir soluções de resistência para os problemas reais do povo”, valorizou, ao citar o apoio da direção nacional da sigla.

“Nesse tempo de pandemia, nós precisamos nos reinventar. As crises agravadas pelo genocida do presidente Bolsonaro estão sendo combatidas a partir de muita militância”, completou.

Neste enfrentamento ao governo federal, o protagonismo pedetista foi valorizado a partir da atuação nas medidas judiciais para frear abusos na condução, principalmente, do combate ao Covid-19.

“Nenhum partido obteve mais vitórias, no STF, como o PDT, com destaque para a Ação Direta de Inconstitucionalidade que confirmou a competência e autonomia de estados, Distrito Federal e municípios nas ações contra o coronavírus. Nós estamos, portanto, lutando com as nossas armas, como a verdade”, indicou Lupi.

Sobre o futuro, Lupi projeta a evolução do trabalhismo em um formato que “atenda ao trabalhador e entenda o processo tecnológico”.

“É a geração que vai entender o equilíbrio da ecologia com o progresso econômico. O Brasil precisa de todos vocês, jovens. Nos ajudem nessa caminhada”, conclamou.

Curso

Desenvolvido no formato EAD (ensino a distância), o novo produto da JS busca intensificar o processo de qualificação da militância pedetista durante o período de isolamento social gerado pela pandemia do coronavírus.

Com a possibilidade de ser acessado por computador, tablet ou celular, o público contará com uma programação diversificada semanalmente, que inclui análises históricas, políticas, econômicas e sociais a partir dos contextos nacional e mundial. Para se inscrever e conferir a programação, na íntegra, acesse: jsbrasil.org/formacao.

Ao concluir, o estudante receberá ainda um diploma fornecido pela Universidade Aberta Leonel Brizola (ULB), além de já poder usufruir, sem custo, de todo o acervo disponível na plataforma da organização (ulb.org.br), que é vinculada à Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini (FLB-AP).